Estoques de etanol do Centro-Sul do Brasil recuam ao menor nível em oito anos
30-06-2025
Início mais lento de moagem nesta safra 2025/26 e mix de produção concentrado no açúcar justifica atual cenário, aponta DATAGRO A&E
Os estoques de etanol administrados pelas usinas do Centro-Sul do Brasil somavam 2,605 bilhões de litros em 15 de junho, volume 36,6% menor em relação ao mesmo período de 2024 e o menor para a primeira quinzena do mês desde a safra 2017/18, destaca novo Relatório VIP da DATAGRO A&E.
Segundo a consultoria, o início mais lento de moagem nesta safra 2025/26, afetado por chuvas intensas em abril e pela decisão de parte das usinas de postergar a moagem, reduziu a oferta do biocombustível nas semanas iniciais da temporada.
"Além disso, o mix de produção permaneceu fortemente concentrado no açúcar em maio, enquanto a produção de etanol de milho também perdeu ritmo", acrescenta a consultoria.
Esse cenário de estoques baixos, projeta a DATAGRO A&E, pode se agravar a partir de agosto, quando entrará em vigor o aumento da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, que passará de 27% para 30%.
Fonte: DATAGRO

