Estratégias corretas reduzem infestações de pragas de solo em áreas de cana
28-10-2021
Uma das ações recomendadas é o afastamento da palha da linha da soqueira na mesma operação de aplicação de inseticida, o que diminui – de maneira substancial – a população de cigarrinha-das-raízes
Renato Anselmi
Os cuidados com as soqueiras de cana-de-açúcar são importantes para garantir boa produtividade na safra seguinte. O momento é oportuno inclusive para programar medidas – entre outras ações – voltadas ao controle de pragas de solo. Além da aplicação de inseticidas, seguindo as orientações de especialistas, é necessário também afastar a palha da linha da cana, principalmente para combater a cigarrinha-das-raízes. “Esse inseto gosta de local abafado, sombreado, com calor. Sem palha e com luminosidade na linha da cana, a cigarrinha não terá mais condições favoráveis para a sua proliferação”, observa o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.
O controle da infestação por Sphenophorus levis também deve estar entre as prioridades de produtores e usinas no manejo de soqueiras. É preciso estar atento ainda ao ataque de Migdolus, broca gigante, broca peluda, entre outros insetos. O combate dessas pragas deve ocorrer antes que a infestação se torne uma ameaça à produtividade e à longevidade do canavial. Em algumas situações, quando há um aumento expressivo da população de insetos – como tem acontecido em invasões de Sphenophorus –, existe a necessidade de antecipação da reforma do canavial.
Na definição de estratégias de controle das pragas do solo, não pode faltar a utilização de equipamentos dotados de tecnologias eficientes. Desenvolvido pela DMB, o “Aplicador de Inseticidas em Soqueiras com Kit Desenleirador” tem sido fundamental na redução da infestação em diversos canaviais. Possuindo discos de 26 polegadas com molas de compressão que fazem o corte do colchão de palha, este equipamento possibilita a aplicação do agroquímico a uma profundidade de 5 cm (no mínimo) para o controle do Sphenophorus e a 15 cm (no mínimo) para o combate do Migdolus.
Com o kit desenleirador para afastar a palha da linha da soqueira, o aplicador de inseticidas da DMB contribui para diminuir, de maneira substancial, a população de cigarrinha-das-raízes. O modelo com o desenleirador conta também com o kit 70/30, que viabiliza a incorporação no solo de 70% da dose do produto e a aplicação na superfície, na base da cana, de 30% do volume do inseticida. O kit 70/30 possibilita o combate do inseto tanto na forma de ninfa como na fase adulta – detalha Auro Pardinho.
A DMB fabrica o modelo do “Aplicador de Inseticidas em Soqueiras” para três linhas, que já é bastante conhecido no mercado e tem excelente aceitação pelos produtores de cana e usinas. Mais recentemente, a empresa lançou a versão para duas linhas, que trabalha exatamente onde ocorreu a operação do sulcador de duas linhas, realizada no plantio mecanizado/automatizado ou manual. “Apresenta elevada eficiência na aplicação de inseticida, não havendo risco de desvio durante a operação”, enfatiza o gerente de marketing da DMB. Esse modelo requer, no entanto, que se abra a bitola do trator para três metros. “O procedimento não é complicado. Os tratores mais novos possibilitam a realização, com facilidade, dessa modificação”, constata.
Fonte: CanaOnline

