Estudantes da PUC-Campinas vivenciam na prática a inovação na cana-de-açúcar em visita ao IAC
11-07-2025

Futuros engenheiros agrônomos conhecem de perto o melhoramento genético da cultura e a tecnologia de mudas pré-brotadas

Estudantes do 3º semestre do curso de Engenharia Agronômica da PUC-Campinas participaram, recentemente, de uma visita técnica ao Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto - SP. O objetivo da atividade foi aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as mais modernas práticas relacionadas à cana-de-açúcar, com ênfase no melhoramento genético da cultura e no sistema de plantio com mudas pré-brotadas (MPB).

Acompanhados pelo professor e coordenador do Projeto Integrador do curso, Dr. Leandro Garcia da Costa, os estudantes foram guiados por pesquisadores do IAC através de uma programação detalhada e rica em conteúdo técnico e científico.

Durante a visita, os alunos tiveram acesso às etapas fundamentais do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar desenvolvido no centro. Eles conheceram os processos de cruzamento controlado — prática que busca combinar características desejáveis em novas variedades — e a seleção de clones em campo experimental. Também observaram como ocorre a avaliação das qualidades agronômicas e industriais das plantas ao longo dos ciclos de desenvolvimento.

As pesquisas apresentadas incluem o desenvolvimento de cultivares com alto potencial produtivo, resistência a doenças, tolerância a estresses hídricos e climáticos e melhoria da qualidade tecnológica da matéria-prima, visando à produção eficiente de açúcar, etanol e bioenergia.

Outro foco da visita foi a tecnologia de mudas pré-brotadas (MPB), apresentada como uma inovação disruptiva no sistema de multiplicação vegetativa da cultura. Os pesquisadores do IAC explicaram como as MPBs são produzidas em ambientes protegidos, com substratos específicos, assegurando maior sanidade fitossanitária e uniformidade no campo.

Entre os principais benefícios destacados estão redução expressiva da quantidade de material propagativo, com uso de até cinco vezes menos peso em comparação ao plantio tradicional; maior vigor inicial das mudas, favorecendo o desenvolvimento uniforme da lavoura; melhor aproveitamento do espaço e eficiência agronômica e controle rigoroso de pragas e doenças desde a fase de produção.

Segundo o professor Leandro, os alunos também puderam observar diretamente as etapas de seleção das gemas, o processo de aclimatação e os campos de variedades, enriquecendo a experiência com elementos práticos que complementam a formação acadêmica.

Para o coordenador, a atividade proporcionou uma vivência prática valiosa, conectando os conhecimentos teóricos do curso com os desafios reais do setor agrícola. “Os alunos tiveram a oportunidade única de acompanhar de perto instalações de ponta, conversar com pesquisadores experientes e refletir sobre o impacto direto da ciência no desenvolvimento rural sustentável”, afirmou.