Etanol deve atingir produção recorde na safra 2026/27
17-03-2026
Oferta maior reforça proteção ao consumidor frente ao petróleo
Andréia Vital
O setor bioenergético inicia a safra 2026/27 com projeção de produção recorde de etanol no Brasil. A expectativa é de que quase 4 bilhões de litros adicionais sejam colocados no mercado, volume próximo ao total de gasolina importado pelo país em 2025, conforme nota divulgada pela Bioenergia Brasil, pela União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) e pela União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA) nesta segunda-feira (16).
De acordo com as entidades, a ampliação da oferta ocorre em um contexto de maior volatilidade nos preços internacionais do petróleo e reforça o papel do biocombustível na redução da exposição do consumidor brasileiro às oscilações do mercado global de energia.
Na matriz de combustíveis do país, o etanol hidratado e o anidro já representam mais de 30 bilhões de litros de gasolina equivalente. Além de ampliar a segurança energética, o biocombustível tem se mantido competitivo em relação à gasolina na maior parte do mercado consumidor.
Nos últimos anos, o etanol permaneceu abaixo da paridade de 73% frente à gasolina na maior parte do país. Segundo a nota das entidades, essa relação gerou economia de cerca de R$ 5 bilhões aos consumidores em 2025 e mais de R$ 140 bilhões acumulados desde a introdução dos veículos flex no Brasil.
As entidades atribuem esse desempenho a políticas públicas estruturantes implementadas ao longo das últimas décadas. Entre elas estão o Proálcool, criado nos anos 1970, a ampliação da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%, além de programas recentes como Combustível do Futuro, Mover e RenovaBio.
Esse ambiente regulatório contribuiu para ampliar investimentos na indústria. Segundo a nota, a capacidade produtiva do setor cresceu cerca de 30% nos últimos anos, com mais de 20 novas plantas com comunicado de construção registrado na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

