Ettore Zanini será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
06-06-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

A expansão da agroindústria canavieira, o surgimento de novos polos produtores e a evolução tecnológica, poderão retirar, um dia, de Sertãozinho, cidade do interior paulista o título de “capital mundial sucroenergética”.  Mas dificilmente, essa nova capital terá uma história de industrialização interligada com a cultura canavieira tão fascinante e rica de desbravadores.

Como Ettore Zanini, o precursor da indústria pesada sertanezina, que nasceu em 1913 e começou a trabalhar com oito anos, na carpa do café, colheu algodão e depois entrou em uma fábrica que produzia cama de ferro. Na fábrica permaneceu por 14 anos e aprendeu a ser folheiro, serralheiro, encanador e caldeireiro de cobre e de aço. Mas desde os 15 anos, Ettore dava sinal de empreendedorismo, para ganhar uns “cobres”, produzia lamparina com latinha de massa de tomate.

A lamparina queimava óleo de mamona, invenção que as pessoas produziam caseiramente para substituir o querosene. A lamparina iluminou o caminho de Ettore que partiu para produzir destilarias, alambiques, caldeiras, moendas... Equipamentos concebidos de desenhos riscados por ele com giz, em chapas, no chão. Como o chão é amplo, diferentemente das folhas de papel, o sonho de Ettore não conheceu limites, nem seu gênio inventivo.

Ettore Zanini será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.

No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.