Expodireto Cotrijal 2024 começa nesta segunda-feira, em Não-me-toque (RS)
04-03-2024

Feira abre as portas aos visitantes em meio a queda de preços de commodities, perdas de produção e projeções de retração no mercado de máquinas
Por Raphael Salomão — São Paulo
A Expodireto Cotrijal começa nesta segunda-feira (4/3), em Não-me-toque (RS). A feira é uma das principais do calendário nacional e chega, neste ano à 24ª edição, em meio a um cenário de quebra de safra, queda nos preços de commodities agrícolas, principalmente a soja, e de projeções de uma nova retração nas vendas de máquinas agrícolas no Brasil. Ainda assim, a expectativa dos organizadores é de receber um bom número de visitante e gerar negócios.
“O produtor é persistente e, com tecnologia, vamos superar as dificuldades”, disse o presidente da Cotrijal, Ney Manica, um mês atrás, no evento que marcou o lançamento oficial da feira. No ano passado, a Expodireto recebeu 320 mil visitantes e gerou R$ 7,04 bilhões em negócios.
Neste ano, 570 expositores colocarão seus produtos e serviços à disposição dos visitantes. A abertura oficial da feira será em cerimônia, nesta segunda-feira, com participação prevista do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de autoridades do Estado do Rio Grande do Sul e lideranças de entidades representativas da agropecuária gaúcha.
“É um ano de recuperação para o agronegócio gaúcho, depois de duas safras frustradas, e os expositores estão trazendo muitas novidades, tanto em máquinas e equipamentos quanto em outras soluções para melhorar os resultados do campo”, diz o presidente da Cotrijal, em nota.
Além das novidades nos estandes, a programação da Expodireto Cotrijal prevê uma série de fóruns e palestras sobre temas importantes para o setor, como irrigação, aplicação de pesticidas, uso da inteligência artificial no campo, clima e mercado. A feira terá também um espaço exclusivamente voltado para a agricultura digital e o já tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, com produtos de pequenos produtores de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
O parque de exposições passou por mudanças para a Expodireto deste ano. Uma das principais é a ampliação da área de estacionamento, com mais duas mil vagas. E um novo portão de acesso vai conectar o local à área dos estandes de máquinas e equipamentos agrícolas.
Outra novidade na infraestrutura é a utilização de energia solar. A Cotrijal, cooperativa que organiza o evento, informou que sua nova usina fotovoltaica, que entrou em operação em novembro do ano passado, vai abastecer a Expodireto com energia captada a partir de placas solares. A capacidade da usina é de gerar 4,8 milhões de Kw/h por ano.
“Além do consumo de energia elétrica durante a feira, há também o período pré Expodireto, com as instalações dos estandes, e o pós, com retirada de todos os materiais do parque”, explica, em nota, o superintendente de operações da Cotrijal, Laides Porto Alegre.
Fonte: Globo Rural