Exportações brasileiras aos EUA caem 37,9% em outubro
07-11-2025

Situação acende alerta para avanço nas negociações, aponta Amcham Brasil

As exportações do Brasil para os Estados Unidos registraram uma queda de 37,9% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo levantamento da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio). Trata-se da maior retração desde a adoção das tarifas adicionais de 40% sobre produtos brasileiros, em vigor desde agosto.

O resultado marca o terceiro mês consecutivo de recuo nas vendas externas ao mercado americano e reforça os impactos das tarifas sobre o fluxo comercial bilateral, atingindo cadeias produtivas integradas, investimentos e empregos em ambos os países. A entidade destaca ainda que a menor demanda norte-americana e a queda nos preços internacionais de commodities como petróleo e derivados também contribuíram para o desempenho negativo.

“A forte contração nas exportações brasileiras para o mercado americano em outubro reforça a urgência de uma solução para normalizar o comércio bilateral. É essencial que o valioso impulso político gerado pelo recente encontro entre os presidentes Lula e Trump seja aproveitado para gerar avanços concretos nas negociações entre os dois países”, afirma Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.

A organização ressalta que a relação econômica entre Brasil e Estados Unidos segue estratégica, com os EUA figurando entre os principais destinos das exportações brasileiras de manufaturados e produtos de maior valor agregado.

A Amcham reforça seu compromisso em colaborar com os governos e o setor privado na busca de soluções que restaurem a previsibilidade e competitividade do comércio bilateral, promovendo investimentos e oportunidades mútuas entre as duas maiores economias do hemisfério.