Falta de chuvas deve ocasionar perdas na safra deste ano
13-02-2015
O verão deste ano está abaixo da média, porém, ligeiramente melhor do que o registrado em 2014, considerado o pior verão dos últimos anos. Em 2015, as chuvas apareceram com mais frequência, porém, os primeiros vinte dias de janeiro foram marcados por um clima seco e quente. Já na dezena final, houve boa recuperação, encerrando o mês com um nível abaixo da média, mas acima do observado um ano antes. A expectativa para fevereiro não é das melhores. O mês deve fechar com uma pluviosidade de 30% a 40% abaixo da normalidade, segundo o ClimaTempo.
De acordo com o meteorologista do ClimaTempo, Alexandre Nascimento, de forma geral, a chuva deste ano está irregular, sendo que uma situação de tempo fechado com chuva o dia todo não ocorreu e nem deve ocorrer. “Tem chovido em forma de pancadas típicas de verão, ocorrendo de forma irregular sob o ponto de vista espacial (chove no vizinho e não chove sobre a minha fazenda e no outro dia chove em cima de mim e não chove no vizinho) e sob o ponto de vista temporal (não chove todos os dias sobre a mesma área)”. Ele aponta que esse tipo de chuva traz benefícios para o agronegócio, mas a falta dela em janeiro deve ocasionar perdas na safra deste ano.
Para o presidente da Datagro, Plínio Nastari, pouca chuva é ruim para a cana-de-açúcar, principalmente durante a estação chuvosa, período em a planta está na fase de crescimento, daí a importância de acompanhar-se corretamente a precipitação com a lente ajustada para cada cultura agrícola. “No caso da cana, este ano o verão está com um comportamento abaixo da média histórica, mas melhor do que o observado no ano passado”.
Ele afirma, ainda, que o plantio e o desenvolvimento da cana soca foram prejudicados pela seca registrada em 2014, sendo que ainda não há como saber se haverá tempo para recuperação deste atraso no desenvolvimento fisiológico das canas.
Expectativas
Com relação às próximas semanas, o meteorologista prevê diminuição da chuva sobre Minas Gerais e Espírito Santo. Em São Paulo, deve-se continuar com pancadas isoladas, típicas de verão, durante a segunda quinzena de fevereiro. “Já de março em diante a chuva diminui bastante neste Estado”, completa.
Boas notícias para a colheita que deve contar com um tempo bom, ou seja, com pouca chuva. “Já em relação à segunda safra, a situação é um pouco mais delicada, pois a chuva deve ser ainda menor”, afirma Nascimento. Para ele, a cana-de-açúcar não deve ter um impacto tão ruim neste ano. “Acredito que a safra canavieira será ligeiramente melhor do que a de 2014”.
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.