Fenasucro deve faturar mais de R$ 8,3 bilhões em Sertãozinho (SP)
15-08-2024

Mais importante feira de bioenergia do país reúne 600 expositores
Por Eliane Silva — Ribeirão Preto (SP)
Com a expectativa de superar o faturamento de R$ 8,3 bilhões do ano passado e de receber visitantes de 53 países, começou nesta terça-feira (13/8) em Sertãozinho a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, a mais importante feira de bioenergia do país. O evento termina nesta sexta-feira (16/8) e reúne 600 expositores, lideranças e especialistas interessados em debater e apresentar soluções sustentáveis que promovam a eficiência energética e a redução das emissões de carbono no Brasil.
Presente na abertura da feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o Estado tem as respostas que o mundo precisa para a descarbonização. Segundo a assessoria, ele destacou a importância de investir em tecnologias que não apenas impulsionem o setor, mas também contribuam para uma matriz energética mais limpa e diversificada por meio da produção de biogás, biometano, SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e hidrogênio verde.
“Esse é o futuro. Precisamos avançar no híbrido flex, além de deixar de queimar diesel e usar biometano. A indústria automobilística deve caminhar na direção dessa vocação.”
Na feira, o governador instituiu, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, um grupo de trabalho dedicado à atualização do Protocolo Etanol Mais Verde, que tem o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do setor. O documento, que envolve a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e entidades representantes do setor como a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), tem validade de 12 meses e prevê a efetividade de políticas públicas em prol da cadeia de produção sucroenergética paulista.
A feira também recebeu o lançamento do Núcleo Estratégico de Pessoas da Bioenergia (NEP Bio), iniciativa do Ceise BR que visa a valorização e o desenvolvimento das pessoas dentro da cadeia.
“Enfrentamos enormes desafios no nosso dia a dia. O NEP Bio vem para nortear nossos passos rumo a uma gestão cada dia mais assertiva e benéfica para todos”, disse Claudia Tonielo, diretora de RH do Grupo Viralcool e embaixadora do projeto.
Estão programadas várias palestras sobre as inovações tecnológicas, tendências de mercado e práticas sustentáveis para direcionar o futuro do setor. Nesta quinta-feira (15/8), das 9h às 12h, um dos destaques na Arena de Sustentabilidade será a discussão sobre transição energética e etanol de milho, sob a curadoria da Stab (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil). A entidade de 60 anos tem como principal objetivo o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil e do exterior.
Fonte: Globo Rural