Fenômeno climático se forma nesta quarta e espalha chuva por todo Brasil; entenda
24-01-2024
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), caracterizada pelo encontro de nuvens da Amazônia com ventos do oceano, se manterá ativo até o fim de semana
Por Marcos Fantin — São Paulo
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está em formação sobre o Brasil e vai atuar a partir desta quarta-feira (24/1) até sábado (27/1). Esse fenômeno climático ocorre na região central do país e é caracterizado pelo encontro de nuvens de chuva provenientes da Amazônia com ventos do oceano Atlântico, explica a Climatempo.
Neste momento, a tendência é que esse evento cause chuvas intensas, com possíveis impactos como enchentes e deslizamentos de terra diante dos altos volumes esperados.
Segundo o boletim da Climatempo, todas as regiões serão afetadas por fortes chuvas nos próximos dias, exceto o Sul. Em geral, "as regiões mais críticas incluem a faixa norte de Goiás, o sul do Tocantins, o noroeste da Bahia, o sul do Piauí e a faixa norte do Espírito Santo".
No Norte, os Estados mais afetados serão Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. No Centro-Oeste, as chuvas mais fortes cairão sobre o centro e norte do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Já no Sudeste, Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo terão as precipitações mais volumosas. E no Nordeste, os Estados mais atingidos serão a Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão e oeste de Pernambuco.
Há um alerta de perigo para a metade norte de Minas Gerais, além da Zona da Mata Mineira e o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Os temporais podem ocorrer a qualquer hora desta quarta-feira. "O resumo é que a chuva permanece o dia todo em parte do Sudeste".
Os acumulados de chuva previstos para todas as áreas afetadas serão superiores a 80 milímetros, e nas áreas mais críticas, esses valores podem chegar a 200 milímetros.
Na região Sul, o tempo permanece firme na metade oeste do Rio Grande do Sul. Já Porto Alegre pode ter chuva passageira assim como no norte do Estado durante a tarde. As chuvas mais fortes devem ocorrer no litoral do Paraná e de Santa Catarina, além da capital Curitiba.
Veja quais Estados estão sob alerta do Inmet nesta quarta-feira

DF e outros 22 Estados estão sob alerta do Inmet nesta quarta-feira — Foto: Inmet
Fonte: Globo Rural

