Fenômeno provoca alerta vermelho para chuvas nesta sexta; veja onde
05-12-2025
Zona de Convergência do Atlântico Sul deve causar temporais na maioria do país
Por Luiz Eduardo Minervino — São Paulo
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que leva a umidade do oceano aos Estados brasileiros entre a Amazônia e o Sudeste, vai causar chuvas fortes nessas regiões ao longo da sexta-feira (4/12).
Os maiores acumulados ficam no Sudeste, onde uma frente fria e a nova ZCAS mantêm o tempo instável na maioria da região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o centro-norte de Minas e no Espírito Santo, com acumulados que podem passar de 100 milímetros.
As temperaturas também ficam mais baixas no Sudeste. Na capital paulista, a máxima prevista é de 27 °C.
O Centro-Oeste deve ter chuvas fortes causadas pela ZCAS no centro-norte de Goiás, Distrito Federal e grande parte de Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, o calor e a umidade causam chuvas, ainda que menos intensas. Em Campo Grande, os termômetros passam de 31 °C.
No Nordeste, as chuvas fortes ficam concentradas no sul da Bahia, com risco de temporais e acumulado expressivo. Ao sul do Maranhão e Piauí, o calor e a umidade também provocam tempestades. Nas demais áreas, o tempo segue firme e quente, com alerta para umidade abaixo de 20% no Matopiba.
A ZCAS causa chuva desde a manhã no norte do Amazonas, Acre, metade sul e oeste do Pará, além de Rondônia e Roraima. Somente o Amapá e nordeste do Pará seguem com tempo mais firme.
O tempo firme só predomina na Região Sul, que tem possibilidade de chuva apenas no litoral paranaense e catarinense devido à influência marítima. As temperaturas sobem na região, com máxima de 29 °C em Porto Alegre.
Fonte: Globo Rural

