FMC levará no Cana Show-IAC novidades no controle de Sphenophorus levis e Comando Nematoide
15-05-2025

O evento acontece em 11 e 12 de junho no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP - SE INSCREVA PELO LINK: https://www.sympla.com.br/evento/1-ca...


Estimativas apontam que a cada 1% de tocos de cana atacados pelo Sphenophorus levis (Sl) há a redução de 1,6 toneladas de cana por hectare. Além disso, em função da abertura de galerias na base dos colmos, ocorre o amarelecimento e secamento das folhas e morte dos perfilhos. Sob infestações altas, as touceiras morrem e são observadas muitas falhas na rebrota, reduzindo drasticamente a produtividade e a longevidade dos canaviais.

Já os nematoides podem reduzir em até 50% a produtividade dos canaviais. Os indicativos da presença de nematoides incluem canaviais irregulares e pouco produtivos, especialmente em áreas que, supostamente, deveriam estar produzindo bem mais – alerta a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Leila Luci Dinardo-Miranda. “Se plantou a variedade certa, adubou corretamente, utilizou os defensivos necessários, o solo não tem deficiência e, mesmo assim, a área não responde, pode ir lá que tem nematoides.”

Controlar de forma eficiente o SL e os nematoides é fundamental. E no Cana Show-IAC2025, a FMC apresentará ferramentas inovadoras que contribuem para o setor resolver esses problemas.

Confira as informações passadas por Guilherme Mantovani, da área de Desenvolvimento de Mercado Cana da FMC: