Formação de canaviais: a importância do espaçamento adequado
18-02-2020
Escolher um espaçamento adequado é de fundamental importância, já que possibilita a otimização de atividades como o uso intensivo de máquinas e colheita
A operação de implantação ou renovação de canaviais envolve muitas etapas, entre elas a definição sobre o espaçamento do canavial. A escolha do espaçamento depende do solo, dos maquinários e da tecnologia empregada na propriedade e de outros aspectos.
O espaçamento adequado contribui para o aumento da produção, pois interfere favoravelmente na disponibilização de recursos como luz, água e temperatura – variáveis consideradas determinantes para que haja aumento de produção. O espaçamento do plantio deve variar de acordo com a fertilidade do terreno e as características da variedade recomendada. No caso da cana-de-açúcar, o espaçamento entre sulcos pode variar de um metro a 1,8 metro, com as seguintes recomendações:
- a profundidade do sulco deve variar entre 20 e 30 centímetros;
- em solos arenosos, espaçamentos mais estreitos como 1 metro ou 1,20 metro são mais indicados, pois permitem que o fechamento da entrelinha ocorra mais rapidamente, facilitando o controle do mato. Se a colheita for mecanizada, o espaçamento deve ser de ao menos 1,5 metro para evitar o pisoteamento e a compactação das linhas de cana pelas rodas das máquinas. Em solos férteis, o espaçamento mais comum é de 1,5 metro;
- Espaçamento uniforme: quando a distância entre os sulcos de plantio é constante em toda a área plantada;
- Espaçamento combinado: quando num mesmo talhão combinam-se faixas de espaçamento uniforme com faixas de espaçamento alternado, a fim de propiciar condições para o controle do tráfego. Para a cultura da cana é comum o chamado espaçamento abacaxi, onde duas linhas de cana são plantadas a 0,30 centímetros de distância uma da outra, com espaçamento da entrelinha de 1,50 metro, num total de 1,80 metro. Existe, também, o plantio com sulcos largos. Neste caso, o sulcador faz o sulco com base larga, permitindo o plantio de mudas para formar uma linha dupla. O espaçamento total é também de 1,80 metro.
Espaçamento simples:
O espaçamento simples ou tradicional apresenta distância entre as linhas de cultivo variando de 1,10 metro a 1,50 metro.
Espaçamento duplo:
No espaçamento duplo, as linhas de plantio se alternam, tendo uma distância maior e outra menor.
Os espaçamentos duplos mais comuns são: 1,50 m x 0,90 m; 1,40 m x 0,45 m; 1,60 m x 0,90 metro.
Lembrando que, para o espaçamento duplo, é realizado o corte (rente ao solo) mecânico simultâneo de dois sulcos (linhas). Por isso, é importante ter maquinários adaptados a este cultivo, como colhedora de duas linhas, por exemplo, entre outros maquinários.
A profundidade do sulco, em ambos os casos, deve variar entre 20 cm e 30 centímetros.
Fonte CanaOnline

