Fornecedores de cana de Pernambuco buscam soluções para mecanizar os canaviais com declive
28-06-2022
A menor oferta de mão de obra e o aumento do custo de produção estimulam produtores de cana a mecanizar a produção canavieira, a AFCP apoia a iniciativa
Grande parte dos canaviais pernambucanos estão em áreas de topografia acentuada, principalmente os localizados na Zona da Mata no Sul. O relevo acidentado dificulta o uso de implementos, em especial para o corte da cana, hoje ainda é realizado de forma manual na maioria da região. Dada a dificuldade de encontrar mão de obra suficiente e os custos de produção extras, um grupo de fornecedores de cana, apoiado pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), reuniu-se nesta segunda-feira (27) em busca de encontrar uma solução.
O presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, mesmo estando em São Paulo, participou do encontro por vídeo conferência, coordenado pelo vice-presidente da entidade canavieira, Paulo Giovanni. "Um especialista no assunto está sendo contratado para buscar desenvolver o implemento capaz de ser utilizado no corte dos canaviais com pequenas áreas planas e em declive mais acentuado", adianta o dirigente.
A busca por equipamentos que colham cana na topografia acidentada de regiões nordestinas, como Zona da Mata Sul pernambucana e Zona da Mata Norte Alagoana ficou aquecida na primeira década dos anos 2000, em decorrência do aumento de obras federais no Nordeste, especialmente em Pernambuco. Na época, a construção civil levou grande parte dos trabalhadores que atuavam nas usinas, fazendo com que o setor buscasse máquinas para suprir a necessidade de mão de obra.
Com o declínio ou até paralisação das construções, houve grande desemprego e a cana voltou a ser grande empregadora. Isso interrompeu a busca por mecanização dos canaviais nordestinos. No entanto, o custo de produção cresce continuamente e os produtores buscam na mecanização uma forma de aumentar a viabilidade econômica da atividade.
Fonte: CanaOnline com informações da Assessoria da AFCP

