Frente fria leva chuva forte ao Sudeste antes do fim de semana
19-01-2024

Condições podem causar alagamentos — Foto: Pixabay
Condições podem causar alagamentos — Foto: Pixabay

Regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais esperam os maiores volumes nesta sexta-feira (19/1)

Por Marcos Fantin — São Paulo

A sexta-feira (19/1) vai ter como destaque uma frente fria em deslocamento ao Sudeste que deve causar temporais pelos Estados. O sul de São Paulo, sul de Minas Gerais e médio paraíba no Rio de Janeiro são as áreas mais propensas a receberem altos volumes de chuva durante todo o dia. A Climatempo chama a atenção para possíveis alagamentos.

No norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul do Espírito Santo a chuva também acontece, mas de maneira isolada durante a tarde. Por outro lado, nos nortes capixaba e mineiro o tempo fica aberto.

Apesar da chuva, o calor ainda é destaque. Máxima de 30ºC em São Paulo, 34ºC em Belo Horizonte, 37ºC em Vitória e 38ºC no Rio de Janeiro.

No Sul, a chuva continua mas começa a diminuir. Nas áreas do norte do Rio Grande do Sul as pancadas são mais persistentes em relação as outras regiões durante a sexta-feira, assim como no sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. Por fim, o litoral catarinense é outra região que deve receber precipitações durante boa parte do dia.

As temperaturas seguem altas, com máxima de 29ºC em Curitiba, 30ºC em Porto Alegre e 32ºC em Florianópolis.

No Centro-Oeste, a circulação de ventos segue favorecendo a formação de nuvens carregadas. Com sol e calor forte, as pancadas de chuva vão ocorrer durante o dia, principalmente no noroeste de Mato Grosso, diz a Climatempo. Podem ocorrer rajadas de vento de mais de 70 km/h e até granizo. 

Calor

O oeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e extremo nordeste de Goiás terão tempo firme, com calor excessivo, com destaque para Cuiabá, que pode chegar a 37ºC.

No Nordeste, a condição é de chuva em boa parte da região, inclusive no sertão onde não tem chovido tanto. Serão pancadas isoladas no interior de Pernambuco, interior da Paraíba e sul do Ceará. A costa leste do Nordeste, em especial sobre Salvador, terá chuva mais forte, com rajadas de vento e volume acumulado mais elevado em comparação ao litoral de Sergipe e Alagoas.

Por outro lado, no oeste e sul da Bahia, interior do Ceará e todo Rio Grande do Norte o tempo firme prevalece.

No Norte, uma área de baixa pressão sobre Roraima contribui para a formação de nuvens carregadas em quase toda região. No extremo sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e norte do Tocantins terão chuva já pela manhã, intercalados com períodos de melhora. Só não chove em Roraima, inclusive na capital Boa Vista onde o calor segue intenso com máxima de 35ºC.

Fonte: Globo Rurarl