Frio e chuva intensa podem paralisar trabalhos em lavouras nos próximos dias
07-08-2024
Queda brusca de temperatura deve causar fenômeno de “friagem” até em Estados do Norte
Por Marcos Fantin — São Paulo
A semana que começou quente e seca vai ter a queda brusca de temperaturas a partir desta quarta-feira (7/8) nos Estados do Sul, algumas áreas do Sudeste, Centro-Oeste e até Norte.
Para os próximos dias, a frente fria com características continentais vai causar também temporais sobre o Rio Grande do Sul já nesta quarta-feira, o que deve paralisar as atividades de campo. A frente fria avança pelo Centro-Sul e leva chuva a áreas produtoras do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, segundo o boletim agroclimático da Climatempo.
Essa umidade será bem-vinda para molhar o solo nas áreas, mas pode paralisar o corte e a moagem da cana no interior paulista, a depender da intensidade da chuva.
Na última semana, o tempo seco favoreceu o término da colheita do milho segunda safra nas áreas produtoras no centro-norte de Mato Grosso e no Tocantins, enquanto no Rio Grande do Sul, a alternância da chuva com o sol tem favorecido o bom desenvolvimento do trigo, informa em nota.
O ar frio vai chegar em áreas do sul da região Norte, como no sul de Rondônia, Amazonas e no Acre, o que caracteriza o fenômeno da friagem. Esse fenômeno é marcado por uma queda brusca nas temperaturas, com sensações térmicas mais baixas do que o habitual para regiões que normalmente são quentes e úmidas.
Além disso, no Pantanal, o avanço do sistema com a entrada do ar gelado vai impedir novos focos de queimada e alivia momentaneamente a situação, mas não resolve o problema na região.
No sábado (10/8), há previsão de geada nos três Estados do Sul, no centro-sul de Mato Grosso do Sul e até uma chance remota em pontos do oeste e sul de São Paulo. A ocorrência não deve causar danos nas principais áreas produtoras, com exceção de algumas lavouras de café e cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.
No domingo (11/8), a massa de ar polar continuará atuante, com previsão de geada na Serra da Mantiqueira, entre o sul de São Paulo e o norte do Rio Grande do Sul, além da campanha gaúcha.
Fonte: Globo Rural

