FS participa do VII Simpósio mato-grossense de bovinocultura de corte (SIMBOV)
26-08-2025

A FS – Fueling Sustainability –, uma das maiores produtoras de etanol de milho e de produtos para nutrição animal, participará da sétima edição do SIMBOV (Simpósio Mato-grossense de Bovinocultura de Corte), que acontecerá de 28 a 30 de agosto, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais ligados à área de bovinocultura de corte, o evento visa discutir avanços tecnológicos, pesquisas e práticas de manejo, com temas como nutrição, reprodução, sanidade, genética e gestão de produção.
Além de ser apoiadora do evento, a FS participa do simpósio apresentando dois estudos realizados em parceria com a Nutripura. Um deles – "Desempenho de bovinos de corte alimentados com diferentes níveis de WFS (fibra úmida com solúveis) para bovinos em confinamento" – teve como objetivo avaliar o desempenho de bovinos machos não castrados Nelore e F1 terminados em confinamento, com o uso de diferentes níveis de WFS, coproduto da indústria de etanol de milho com alto teor de fibra e proteína, e baixo teor de gordura. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que uma alta inclusão de WFS na dieta de bovinos promove melhor desempenho e rendimento de carcaça, sendo, dessa maneira, uma alternativa viável para engorda em confinamento.
O outro estudo, intitulado "Uso de diferentes coprodutos de destilaria de milho na terminação de bovinos em confinamento", buscou avaliar o efeito da inclusão dos coprodutos WFS e DFS (fibra seca com solúveis), fornecidos isoladamente, misturados e alternados, sobre o desempenho zootécnico de bovinos confinados. Ao final, os pesquisadores concluíram que a inclusão de WFS de forma contínua ou alternada constitui uma abordagem promissora para maximizar o retorno econômico e produtivo na fase de confinamento.
"Para a FS, que trabalha com foco em ciência e inovação, participar desse simpósio, em parceria com a Nutripura, é uma oportunidade de estar em contato com profissionais da academia e do mercado que caminham pelo desenvolvimento e pelo aperfeiçoamento de uma bovinocultura de corte cada vez mais eficiente, segura e sustentável", diz o diretor comercial da FS, Victor Trenti.
"Para a Nutripura, é sempre importante participar de trabalhos que promovam o avanço da pecuária brasileira. Nesse caso específico, os dados mostram que o uso do WFS pode contribuir de forma significativa para o aumento da produtividade e a sustentabilidade econômica nos confinamentos", comenta Leandro Soares Martins, zootecnista, PhD em Nutrição e Produção de Ruminantes e Gerente de Pesquisa da Nutripura.
Os estudos serão apresentados em 29 de agosto, a partir das 16h50.
Serviço
O quê? VII SIMBOV
Quando? De 28 a 30 de agosto
Onde? UFMT | Rua Quarenta e Nove, 2.367 – Boa Esperança, Cuiabá (MT)
Sobre a FS
A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção. Hoje, com três unidades em Mato Grosso (Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste), a empresa tem capacidade para produzir mais de 2,4 bilhões de litros de etanol por ano. Além disso, conta com tecnologia de ponta para a fabricação de coprodutos para nutrição animal, óleo de milho, bioeletricidade e comercialização de milho e de etanol. A FS prioriza a sustentabilidade e nela investe constantemente, com o objetivo de consolidar a agenda de desenvolvimento sustentável e fortalecer seus compromissos de longo prazo com a sociedade. A empresa desenvolve um conjunto de ações em torno de cinco compromissos de longo prazo (até 2030), criados em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris.
Informações à imprensa | Ketchum_FS
Silvia Sibalde
Jaqueline Frederes
Carlos Lima