FS vende primeira carga de DDG de alta proteína do Brasil para a China
06-02-2026

Companhia dá início às exportações de HPDDG ao mercado chinês e marca o avanço do país como produtor de ingredientes de alto valor agregado

A FS, uma das maiores produtoras de etanol e nutrição animal do Brasil, realizou a primeira venda de High-Protein Dried Distillers Grains (HPDDG) produzido no Brasil com destino à China, marcando a entrada do país no mercado chinês com um ingrediente de nutrição animal de alta densidade proteica e maior valor agregado. O contrato, firmado em janeiro deste ano, é para envio de 3 mil toneladas métricas que já estão no Porto de Santos e têm embarque previsto para os próximos dias. Este primeiro carregamento do FS Essencial, produto desenvolvido a partir da biorefinaria de milho da companhia, abre caminho para entregas regulares a clientes chineses do setor de rações.

A FS já fornece produtos de nutrição animal para diferentes países e a operação representa um avanço relevante para o comércio exterior brasileiro ao ampliar o portfólio de exportação de produtos ligados à cadeia do milho, com tecnologia e eficiência logística, contribuindo para a consolidação do Brasil como fornecedor de ingredientes para alimentação animal em mercados de grande escala.

"Este primeiro embarque marca a entrada do HPDDG brasileiro no mercado chinês e reforça o potencial do Brasil na exportação de ingredientes de maior valor agregado para nutrição animal. A China é um mercado estratégico, que exige qualidade, escala e confiabilidade – atributos para os quais a FS tem excelência", afirma Victor Trenti, diretor comercial da FS.

A China está entre os maiores mercados globais de nutrição animal, com demanda robusta e crescente por ingredientes eficientes para formulações industriais, especialmente em cadeias como suínos, aves e peixes. Nesse cenário, produtos com alta concentração de proteína e energia ganham relevância por contribuírem para maior eficiência na formulação, melhor aproveitamento logístico e padronização nutricional, fatores decisivos em operações industriais de grande escala.

Ao viabilizar o acesso do HPDDG brasileiro ao mercado chinês, a operação reforça a competitividade da cadeia nacional de biorefinaria de milho e abre espaço para o aumento de exportações com maior valor agregado à base do grão.

Estratégia internacional e crescimento sustentado
A operação com destino à China integra a estratégia da FS de desenvolver mercados internacionais para ingredientes de nutrição animal de alta proteína. No ano-safra 24/25, a companhia consolidou uma base de exportação diversificada na Ásia, América Latina e Europa e as exportações dos produtos para nutrição animal chegaram a 30 mil toneladas. Para este ano-safra de 25/26, o volume deve ultrapassar 50 mil toneladas, com embarques significativos para Indonésia e Vietnã, por exemplo. Para o ano safra 26/27, a expectativa é dobrar o volume e parte desse crescimento será impulsionado pela China.

Para Brian Patrick Mike, gerente Comercial da FS, a expansão internacional faz parte da estratégia de crescimento sustentável da companhia. "À medida que ampliamos nossa capacidade produtiva, buscamos levar ao mercado global produtos com alto padrão técnico, consistência e eficiência logística. Esse embarque consolida a posição do Brasil como fornecedor competitivo de ingredientes para nutrição animal", conclui.

A FS irá aumentar sua capacidade produtiva até 2027 com a adição de novas plantas e expansão das unidades existentes, ampliando o potencial de oferta ao mercado internacional. A companhia opera atualmente três plantas industriais em Mato Grosso, localizadas em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, e iniciará as operações de sua quarta planta industrial em Campo Novo do Parecis ainda este ano.

Sobre a FS

A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção. Hoje, com três unidades em Mato Grosso (Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste), tem capacidade para produzir mais de 2,6 bilhões de litros de etanol por ano. Além disso, conta com tecnologia de ponta para a desenvolver produtos para nutrição animal, óleo de milho e bioeletricidade, além de estruturas para comercialização de milho e de etanol. A FS prioriza a sustentabilidade e nela investe constantemente, com o objetivo de consolidar a agenda de desenvolvimento sustentável e fortalecer seus compromissos de longo prazo com a sociedade. A empresa desenvolve um conjunto de ações em torno de cinco compromissos de longo prazo (até 2030), criados em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris.

Ketchum_FS
Lucas Soares
Jaqueline Frederes
Carlos Lima