Gisely Dias Silveira, Supervisora de Produção Industrial na Agro Serra: da passarela à indústria sucroenergética
15-05-2025
Confira a história de Gisely na 2ª edição do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar. Baixe grátis clicando no link: https://www.canaonline.com.br/conteudo/livro-mulheres-da-cana-edicao-2.html
A curiosidade pelo processo de transformação da cana em energia deu início a uma carreira profissional promissora. Gisely Dias Silveira, de 25 anos, nasceu em Passagem Franca-MA, e trilhou um caminho incomum: deixou a carreira de modelo para se dedicar à indústria sucroenergética, guiada pela paixão pela química e pelo desejo de aprender mais sobre o setor.
Com determinação, resiliência e fé, ela tem superado desafios e conquistado espaço em um setor predominantemente masculino. Licenciada em Química e pós-graduada em Controle da Qualidade na Indústria Química, Gisely construiu, em menos de três anos, uma ascensão notável na Agro Serra Agro Serra, unidade bioenergética localizada em São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão, onde hoje ocupa o cargo de Supervisora de Produção Industrial.
A jornada de Gisely na Agro Serra começou em abril de 2022, quando ingressou como Analista de Laboratório em seu primeiro emprego. "Foi ali que descobri um universo além das análises químicas: o processo industrial do etanol", relembra. Seu interesse foi despertado por questões como: "Como o bagaço da cana vira energia?" e "Como o odor indica contaminação na fermentação?". Sua curiosidade levou-a a buscar conhecimento com colegas mais experientes, abrindo portas para novas oportunidades.

