Glauber dos Santos está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
29-07-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
A produtividade agrícola dos canaviais brasileiros foi a grande responsável pela redução nos custos de produção de cana-de-açúcar na safra 2023/24. Com os canaviais registrando rendimentos de 87,2 toneladas de cana por hectare colhido, produtores e usinas viram uma retração significativa nos custos de formação, tratos em cana soca, colheita e arrendamentos na comparação direta com o ciclo 2022/23.
Na visão do Gerente Comercial e Marketing do Pecege Consultoria e Projetos, Glauber dos Santos, esse cenário mostra como o conceito de custo baixo - em que o gestor opta por cortar investimentos na lavoura através, por exemplo, da não aplicação de determinado fertilizante ou corretivo - não faz sentido do ponto de vista financeiro.
“O setor canavieiro possui um custo fixo bastante alto, especialmente por conta de maquinário e mão de obra. Dessa forma, se não utilizar ferramentas para aumento da produtividade agrícola, não será possível diluir esse custo, uma vez que ele será o mesmo independente de estarmos produzindo 50 ton/ha ou 80 ton/ha”, analisou Glauber em sua participação na live “As Finanças do Setor Bioenergético”, realizada para conteúdo do livro: “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”.
Glauber é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. Seu primeiro lançamento será em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.

