Governo do Maranhão regulamenta lei que permite à indústria vender etanol direto aos postos
24-02-2025
Expectativas com a medida são de diminuição no preço final ao consumidor e estímulo à produção do combustível
O Governo do Maranhão regulamentou o decreto que possibilita a venda direta de etanol das indústrias do estado aos postos de combustíveis. A assinatura foi feita nesta quinta-feira, 20, pelo governador Carlos Brandão. A expectativa é que a medida, por eliminar intermediários, reduza o preço final ao consumidor.
A venda direita, que atende a uma demanda do Sindicanálcool Bioenergia, com apoio das secretarias estaduais de Agricultura e Pecuária (Sagrima), Indústria e Comércio (Seinc) e Fazenda (Sefaz), está prevista na Lei nº 14.292/2022. A regulamentação não exclui o modelo atual de comercialização, mas permite o envio do combustível por produtores e importadores diretamente aos postos e, também, ao mercado externo.
Segundo o governador, o decreto também estimula a produção de mais etanol e a consequente redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, um dos vilões do aquecimento global. “Não resta dúvida de que essa medida vai revolucionar todo o segmento, gerando mais empregos, mais renda e colocando o combustível mais barato na bomba”, afirmou.
Fonte: Estadão

