Governo do RS anuncia usina de biometano com investimento de R$ 120 milhões em Capão do Leão
18-07-2025

Projeto terá capacidade inicial de 400 mil m³ de biometano por mês, podendo alcançar até 800 mil m³
O Rio Grande do Sul deu mais um passo estratégico rumo à transição energética e ao desenvolvimento sustentável. Em anúncio realizado nesta quarta-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), confirmou a instalação de uma usina de biometano no município de Capão do Leão, na região Sul, com investimento de R$ 120 milhões.
O empreendimento será implantado pelo Grupo Reiter, por meio da joint venture Geo Del Sur, formada em parceria com a Geo Biogás & Carbon, e integrando empresas do grupo: Estancia Del Sur (agropecuária) e Reiter Log (logística). A planta ocupará uma área de 100 hectares e tem previsão de início das operações em 2027, com capacidade inicial de 400 mil m³ de biometano por mês, podendo alcançar até 800 mil m³.
Durante o lançamento do projeto, o governador Eduardo Leite destacou que o investimento está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado e ao programa recém-lançado Empreender RS. Segundo ele, a instalação da planta simboliza a materialização da economia de baixo carbono no território gaúcho.
“Estamos criando as condições para o RS liderar a nova economia, baseada em sustentabilidade, inovação e geração de valor. A usina de biometano é uma entrega concreta, fruto de planejamento, que fortalece o ecossistema de negócios e o compromisso com o futuro do planeta”, afirmou.
A usina será abastecida com resíduos orgânicos da produção bovina da Estancia Del Sur, que servirão como matéria-prima para a produção de biometano, utilizado para abastecer os caminhões 100% a gás da Reiter Log, além da produção de biofertilizantes aplicáveis a propriedades da região.