Grupo EQM vive um novo marco e está aberto às oportunidades de negócios
O Grupo Eduardo de Queiroz Monteiro (EQM) figura entre as empresas mais pujantes do setor bioenergético Nordestino. Conta com três unidades bioenergéticas: a Usina Cucaú, em Rio Formoso - PE, Utinga, em Rio Largo - AL e Estivas, em Ares - RN.
Flávia Coelho, diretora Corporativa Financeira das usinas do Grupo EQM, está no Grupo há 35 anos, iniciou atuando em outras atividades empresariais da família Monteiro. No setor de usinas está há mais de 30 anos. Formada em Administração de Empresas, começou no Grupo no departamento de recursos humanos e há mais de 20 anos conduz a área financeira, toda parte do planejamento, orçamento e tesouraria do Grupo.
Conta que o Dr. Eduardo Monteiro, o presidente do Grupo EQM, em 2000, comprou de sua família o controle acionário. “E nós fizemos todo o processo de reengenharia da empresa. Em 2013, necessitamos tomar como alternativa que facultava às organizações um processo de recuperação judicial que não nos honra, mas nos orgulha de como foi conduzido e como saímos nesse processo. Promovemos uma reestruturação com foco fortemente operacional, incluindo aquisição de unidades.”
Hoje, salienta Flávia, o Grupo EQM vive um momento que representa um novo marco. A empresa trabalha um modelo de gestão onde são definidos indicadores, estratégias, planejamento, para se estruturar de forma corporativa e de governança. Suas metas são estabilizar o que já foi realizado, continuar aprimorando e até mesmo ampliar. “Estamos abertos para incorporar unidades, incorporar novos desafios, com limitações, mas com muita vontade e determinação.”

