Grupo Orizon e Edge assinam novo acordo de fornecimento de biometano
17-07-2024
Fornecimento será do Ecoparque de Itapevi, uma das unidades da Orizon, e deve iniciar as operações no segundo semestre de 2026, com um contrato de dez anos
O Grupo Orizon, empresa que é referência na indústria de transformação de resíduos, e a Edge, empresa da Cosan, anunciaram na segunda-feira (15/07) um novo contrato para suprimento de biometano – gás renovável oriundo do processo de purificação do biogás.
Desta vez, o contrato engloba a aquisição de todo o biometano que será produzido no Ecoparque Itapevi, que trata o resíduo de uma população aproximada de 800 mil pessoas na região metropolitana de São Paulo.
O biometano, oriundo do processo de purificação do biogás proveniente da decomposição anaeróbica do lixo, será fornecido num contrato take or pay com prazo de 10 anos para a Edge e início de fornecimento previsto para o segundo semestre de 2026, com um volume médio estimado de, no mínimo, 25 mil metros cúbicos/dia de biometano.
De acordo com CEO do Grupo Orizon, Milton Pilão, a parceria com a Edge é importante para ajudar a suprir a demanda do mercado pelo biometano. "O gás natural renovável é considerado a principal fonte para impulsionar a transição energética e a descarbonização do setor de gás. Há uma alta demanda da Indústria brasileira por este tipo de combustível renovável e a Edge tem a expertise para essa comercialização."
Na visão do CEO da Edge, Demétrio Magalhães, esta nova parceria com a Orizon reforça a estratégia da empresa. "A Edge tem como propósito levar ao mercado brasileiro alternativas de suprimento de gás com flexibilidade e competitividade, e contribuir com a transição energética. O mercado está cada vez mais atento à agenda de descarbonização e o biometano tem um papel-chave".
Sobre o Grupo Orizon
Com capital aberto na B3 e capilaridade nacional, é um dos principais players da América Latina em volume de resíduos com 11% do total de resíduos coletados no Brasil. A companhia tem um portfólio completo de soluções sustentáveis em diferentes linhas de negócios. Uma delas está focada nos Ecoparques, que garantem a destinação ambientalmente correta do lixo, além da geração de créditos de carbono. Já a divisão de negócios de energia renovável – BioE - é responsável pela geração de biogás e biometano. Na vertical de economia circular, a Orizon promove a separação de materiais que podem ser reciclados e retornar à cadeia. Além disso, desenvolve fertilizantes e combustíveis orgânicos. Liderando a agenda de sustentabilidade urbana, a companhia tem um papel importante para a transição energética do país e o fortalecimento do Marco do Saneamento com o encerramento de lixões, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida e saúde das pessoas. Por meio do Instituto Orizon Social, reforça seu propósito ESG com uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades onde atua, com geração de emprego e cuidando do seu entorno.
Sobre a Edge
A Edge é uma empresa da Cosan, criada para romper barreiras e desenvolver o mercado livre de gás no Brasil com o objetivo de oferecer alternativas de suprimento com segurança e flexibilidade aos clientes. Seu modelo de operação e serviços inclui ativos estratégicos de infraestrutura, logística de GNL, biometano e comercialização, oferecendo soluções eficazes em gás. A Edge conta com o TRSP – terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) localizado em Santos; operações de biometano; a operação de GNL B2B (Small Scale); a comercializadora de gás; além de demais projetos de infraestrutura.
Mais informações: www.edge.com.vc
Danthi Comunicação

