Heloá Oliveira leva gestão de pessoas ao 14º Cana Substantivo Feminino
06-02-2026
Coordenadora de Gente Gestão e Cultura da Bioenergética Aroeira participa do encontro
Por Andréia Vital
Com 16 anos de atuação no setor bioenergético, Heloá Oliveira, coordenadora de Gente Gestão e Cultura da Bioenergética Aroeira, será uma das debatedoras do Cana Substantivo Feminino, que será realizado no dia 26 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto SP. As inscrições para o evento serão abertas na próxima semana.
A trajetória profissional de Heloá foi construída a partir de oportunidades internas e aprendizado contínuo. O ingresso no setor ocorreu como jovem aprendiz, dando início a uma carreira marcada pela atuação próxima às áreas operacionais e administrativas e pela formação técnica voltada à gestão de pessoas, associada a propósito e desenvolvimento profissional.
Ao longo de sua atuação em recursos humanos, liderou projetos ligados à implantação de sistemas de gestão de pessoas, transformação cultural, revisão de modelos de gestão e desenvolvimento de lideranças. Essas iniciativas tiveram como eixo o fortalecimento da cultura organizacional como componente estratégico das empresas do setor, com impactos na governança e na performance.
Parte relevante desse trabalho esteve direcionada à promoção da diversidade e da inclusão, com foco na ampliação de oportunidades para mulheres e pessoas com deficiência. A experiência em um segmento historicamente masculino também moldou sua visão sobre liderança, exigindo preparo técnico, resiliência e desenvolvimento contínuo de competências emocionais e de gestão.
Na avaliação da coordenadora, o setor bioenergético avança na ampliação da participação feminina, com maior espaço para diálogo e iniciativas estruturadas. As mulheres ampliam sua presença não apenas em áreas administrativas, mas também em posições estratégicas e operacionais. Esse movimento se reflete na Bioenergética Aroeira, que adota uma cultura organizacional baseada no respeito, na igualdade de oportunidades e no desenvolvimento profissional, com presença feminina em diferentes áreas e níveis de liderança.
No evento, Heloá participará do painel “Como conquistar uma vaga e crescer no agro e no setor bioenergético”, que discutirá o mercado de trabalho para mulheres, os desafios das empresas na ampliação da participação feminina e os perfis profissionais demandados pelo setor. “Os projetos que mais fortalecem o meu propósito como profissional de RH são aqueles que proporcionam oportunidades de desenvolvimento que fomentem a diversidade e a inclusão, principalmente de mulheres e de pessoas com deficiência”, afirma.

