Hugo Cagno Filho está no livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
02-07-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Nas últimas décadas, o setor bioenergético nacional passou por ciclos de altos e baixos. Fases de expansão e euforia eram seguidas por anos de baixos preços e falta de incentivo. Esse cenário levou a um agravamento do endividamento. O resultado foi um número elevado de empresas entrando com pedidos de Recuperação Judicial (RJ).

Mas, na visão do Presidente da UDOP (União Nacional da Bioenergia) e Diretor Executivo da Usina Vertente, do Grupo Humus, Hugo Cagno Filho, o problema do setor tem nome: gestão. “Por muito tempo, tivemos muitos senhores feudais – e poucos administradores - tocando o negócio. Com a entrada das multinacionais, o panorama hoje é outro”, afirmou Hugo durante a live “As Finanças do Setor Bioenergético”, realizada pela CanaOnline para conteúdo do livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito.

Para o executivo, essas companhias sabem gerir o caixa, tanto nos momentos de bonança como naqueles de maior dificuldade. “Se fizermos uma análise da situação financeira do setor, poucas são as empresas multinacionais que estão passando por apertos”, ressaltou.

Hugo é um das personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro. O livro que tem versão impressa e digital terá seu primeiro lançamento em 13 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.