Hugo Cagno reforça papel da bioenergia na transição energética global durante o Sugarcane Global Summit 2025
28-11-2025

Foto: Andréia Vital
Foto: Andréia Vital

O presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho, participou na manhã desta quarta-feira (26) do Sugarcane Global Summit 2025, em Campinas (SP). O evento, reconhecido como um dos principais encontros internacionais voltado ao futuro da indústria global da cana-de-açúcar, reuniu líderes, especialistas e tomadores de decisão para discutir as tendências, desafios e oportunidades que moldam o setor bioenergético. Na noite de ontem o presidente da UDOP participou de um Jantar de Confraternização promovido pelos organizadores do evento.

Hugo Cagno integrou o painel de abertura do Summit, intitulado “Mercado: Mix Estratégico entre Açúcar, Etanol e Bioprodutos”. A palestra de abertura do painel foi feita pela Gerente de Sustentabilidade da Única, Renata Camargo. Após a palestra houve um debate com a discussão da visão sobre o cenário atual do setor sucroenergético e a importância da integração estratégica entre açúcar, etanol e bioprodutos para fortalecer a competitividade e diversificar as fontes de receita das usinas.

Durante sua participação, o presidente da UDOP destacou o papel central da bioenergia brasileira na transição energética global, ressaltando que o país possui condições únicas para liderar a descarbonização em larga escala.

“A cana-de-açúcar não é apenas uma cultura agrícola, mas uma plataforma de energia limpa, circular e sustentável. O setor sucroenergético já entrega, na prática, soluções que o mundo busca em teoria — redução de emissões, eficiência produtiva e geração de energia renovável com base em ciência e tecnologia”, afirmou.

Hugo Cagno também enfatizou a necessidade de comunicar melhor os avanços e impactos positivos da bioenergia, combatendo narrativas distorcidas e fortalecendo a percepção pública sobre o papel estratégico do etanol, da bioeletricidade e dos bioprodutos.

“Por muito tempo, deixamos que outros contassem a nossa história. Agora é hora de mostrar ao mundo o que o Brasil faz de melhor: gerar energia limpa, empregos e desenvolvimento sustentável com responsabilidade e inovação”, destacou o presidente da UDOP que ainda enumerou o papel da entidade na vanguarda da capacitação profissional do segmento e como elo de comunicação entre o setor e a comunidade de forma geral.

O evento contou com uma programação diversificada, abordando temas como mudanças climáticas, agricultura regenerativa, certificações de sustentabilidade, rastreabilidade, descarbonização e novas oportunidades de mercado. Entre os destaques estiveram especialistas de instituições como o CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, ProTerra Foundation, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), FoodChain ID, entre outros.

Com sua participação no Sugarcane Global Summit 2025, a UDOP reforça sua atuação como protagonista da transição energética segura, promovendo o diálogo entre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico no setor da bioenergia.

Fonte: Agência UDOP de Notícias