Hugo Mota apoia subvenção ao setor da cana do Norte/NE afetado pelo tarifaço, diz AFCP
21-10-2025

A MP, conhecida por Plano Soberano, está sendo apreciada por uma Comissão Mista do Congresso Nacional

Na abertura da 25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, nesta segunda-feira (21), que contou com a presença do presidente da Câmara Federal, Hugo Mota, o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima, e o líder da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Pedro Neto, também presentes, encontraram-se com o parlamentar para tratar do apoio à Medida Provisória 1903/2025, em trâmite, e que pode conceder subvenção ao setor da cana afetado pelo tarifaço dos EUA.

A MP, conhecida por Plano Soberano, está sendo apreciada por uma Comissão Mista do Congresso Nacional, tendo como presidente o deputado Cezinha da Madureira (PSD-SP), e o senador Fernando Farias (MDB- AL) como relator. Ambos, já declararam apoio à subvenção, a qual foi incluída na MP através de emendas do deputado Cel. Meira (PL-PE) e do senador Efraim Filho (União-PB) a pedido da Unida.

Se aprovadas pela comissão, as emendas, sendo incluídas pelo relator, concederão a subvenção econômica de R$ 12 por tonelada para os canavieiros do Norte/Nordeste. “O presidente Hugo ratificou para mim e Pedro o seu apoio à subvenção”, conta Alexandre.