III Fitocana discute avanços e desafios na fitossanidade da cana-de-açúcar
08-10-2025

A busca por soluções mais eficazes no controle de pragas e doenças na cana-de-açúcar estará em pauta no III Fitocana, simpósio técnico-científico que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, em Jaboticabal. Promovido pelo Centro de Pesquisa em Engenharia Fitossanidade em Cana-de-Açúcar (CEPENFITO) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp (FCAV), o evento tem como objetivo aproximar a pesquisa acadêmica do setor sucroenergético, estimulando a troca de experiências entre pesquisadores, profissionais e empresas.

Consolidado como um dos principais espaços de debate sobre fitossanidade, entomologia e fitopatologia da cana-de-açúcar, o Fitocana reúne estudantes, professores, especialistas e representantes de agroindústrias para discutir os desafios e inovações no manejo da cultura.

A programação será dividida em dois dias e dois locais.
No dia 5, no Centro de Convenções da FCAV/Unesp, ocorrerão palestras e mesas-redondas com especialistas de referência nacional. O primeiro bloco discutirá a Síndrome da Murcha da Cana, com apresentações de Abel Galon Torres (Centro de Tecnologia Canavieira – CTC), Michel Rodrigues da Silva (Ridesa/UFG) e Laudecir Lemos Raior Júnior (FCAV/Unesp).

Em seguida, o segundo bloco abordará os dilemas e paradigmas do controle do bicudo-da-cana (Sphenophorus levis), uma das pragas mais desafiadoras para o setor. As palestras serão ministradas por Rodrigo Cupertino Bernardes (FCAV/Unesp), Flávio Henrique Silva (UFSCar) e Caroline Sakuno (CTC).

Complementando as discussões, Karen Caroline Martins (Grupo Pedra Agroindustrial), Vanessa Lorencini (Grupo Santa Adélia) e Thiago de Paula e Silva (Grupo BP Bioenergy) compartilharão experiências práticas de manejo do Sphenophorus nos canaviais.

O primeiro dia contará ainda com duas mesas-redondas. A primeira será moderada por Walter Maccheroni Paiva (Grupo São Martinho) e a segunda, por José Antonio de Souza Rossato Jr. (Coplana – Cooperativa Agroindustrial).

No dia 6, o evento segue para a Estação de Eventos Cora Coralina, onde será realizada a Vitrine Tecnológica — espaço dedicado à apresentação de tecnologias, equipamentos e práticas voltadas ao controle de doenças, insetos e pragas, com destaque para soluções inovadoras em controle biológico e manejo sustentável da cana-de-açúcar.

As inscrições estão abertas no segundo lote, com valores diferenciados para estudantes e profissionais.

Mais informações estão disponíveis no site: www.funep.org.br/evento/iiifitocana

SERVIÇO:

Quando: 5 e 6 de novembro
Onde: Centro de Convenções da FCAV/Unesp e Estação de Eventos Cora Coralina (Jaboticabal – SP)
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais e representantes do setor sucroenergético

João pedro piza