Impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica da safra
28-10-2022
Irrigação por gotejamento é a tecnologia que mais permite uma aproximação do real potencial produtivo da cana-de-açúcar
Leonardo Ruiz
O clima é um dos principais fatores que influenciam a produtividade da cana-de-açúcar. 2021 foi um claro exemplo. A severa estiagem que assolou grande parte do Centro-Sul do país reduziu a produção de muitas áreas em até 30%.
Durante a Segunda Reunião Canaplan 2022, o consultor associado Nilceu Cardozo abordou o tema durante a palestra: "Impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica da safra".
Segundo ele, a solução para os problemas climáticos que temos enfrentado com cada vez mais frequência passa pela irrigação por gotejamento, que proporcionará ganhos de produtividade; diluição dos custos de plantio, devido ao aumento de longevidade das áreas; maior estabilidade na produção e redução de custos.
No entanto, ele afirmou que não basta simplesmente colocar água no sistema. É preciso saber o momento ideal da aplicação, a frequência e tamanho das lâminas, como usar os nutrientes da melhor forma e de onde serão obtidos os recursos hídricos necessários.
A Netafim, líder global em soluções para irrigação, oferece duas modalidades tecnológicas de gotejo para cana-de-açúcar. Em canaviais comerciais, é recomendada a irrigação por gotejamento subterrânea. Já em viveiros (Cantosi ou Meiosi), é possível instalar as mangueiras e tubos gotejadores de forma superficial e movê-los para novas áreas sempre que necessário. As soluções podem ser instaladas de pequenos a grandes canaviais.
Fonte: CanaOnline

