Incêndio atinge canavial da AgroQuatroS, um dos exemplos de produção sustentável do setor
20-08-2020

O fogo atingiu canaviais que ainda serão cortados. Crédito: Sérgio Quassi de Castro
O fogo atingiu canaviais que ainda serão cortados. Crédito: Sérgio Quassi de Castro

Incêndio aconteceu nesta quarta-feira, 19, e ocorreu em áreas de cana-soca e de canas que ainda serão colhidas

A AgroQuatroS, Experimentação Agronômica Aplicada, localizada em Salles de Oliveira, há 60 quilômetros de Ribeirão Preto, foi uma das vítimas dos incêndios ocorridos em canaviais nesta quarta-feira, 19, na região Nordeste de São Paulo.

A AgroQuatro-S conta com 1200 hectares cultivados com cana, a cana é toda colhida crua, para esta safra a expectativa é de colher 145 mil toneladas de cana, com média de produtividade entre 110 a 115 toneladas por hectare, em canaviais com média de seis cortes.

O foco de seus proprietários, a família Quassi de Castro, é a obtenção de canaviais com alta produtividade em mais cortes. No entanto, nesta quarta-feira, a atenção e os esforços da equipe da AgroQuatroS foram dirigidos para controlar um incêndio que atingiu seus canaviais.  O fogo parece ter sido colocado.

O fogo também atingiu área de cana-soca

Crédito: Sérgio Quassi de Castro

Fortes ventos dificultaram o controle do incêndio, que levou horas para ser extinto. “Foi muito exaustivo, deu muito trabalho, conseguimos controlar o fogo já era noite”, conta Sérgio Castro. O fogo atingiu áreas de socaria e de cana que ainda serão colhidas, dessas, a perda, segundo Sérgio, parece ser de 20 mil toneladas de cana.

Fonte: CanaOnline