Compartilhe:

INCÊNDIOS EM COLHEDORAS SÃO FREQUENTES, MAS PODEM SER EVITADOS

Na última sexta-feira (18), um dos integrantes do grupo de networking da CanaOnline no WhatsApp relatou a ocorrência de um incêndio em uma colhedora de cana-de-açúcar pertencente a uma empresa Alagoana. A postagem gerou um intenso debate entre os demais participantes do grupo. “Complicado. Presenciei uma vez e só deu tempo de o operador pular”, escreveu outro membro.

Infelizmente, casos como o relatado acima são mais frequentes do que se imagina. Ao colocar uma máquina de grandes proporções e repleta de fontes de ignição sobre um canavial que, durante grande parte do ano possui um colchão de palha extremamente seco sobre o solo, cria-se um ambiente extremamente propicio a ocorrência de incêndios, que podem ter focos originados pela alta temperatura das tubulações e do motor, curtos-circuitos em cabos elétricos e atrito de partes metálicas.

O debate no grupo de networking da CanaOnline revelou outros fatores que também podem ocasionar incêndios em colhedoras, tais como a falta de limpeza dos cones rotativos e pirulitos, facas empenadas, roletes de esteiras travados, rolamentos de roda guia em mau estado, vazamentos de óleo e canavial repleto de pedras e plantas daninhas.

Quando questionados sobre as ações preventivas que podem ser adotadas, os participantes do grupo destacaram a limpeza diária das máquinas, incluindo caixa de bombas e esteiras, remoção da palha dos componentes mecânicos, verificação dos pontos de aquecimento e boa troca de turno, passando todas as informações necessárias sobre as manutenções que precisam ser realizadas para o próximo operador. “Aqui onde eu trabalho, toda 5h da manhã e 17h da tarde é parada obrigatória para bater água na máquina e limpar a caixa de bombas”, frisou um dos membros.

 Além das ações citadas, a presença de kits de detecção e supressão também é vital para reduzir a ocorrência de incêndios em colhedoras e evitar os altos danos ocasionados, que incluem degradação do meio ambiente, perda parcial ou total das máquinas, interrupção da produção e risco à integridade física dos colaboradores.

Para participar do nosso grupo de networking do WhatsApp, envie uma mensagem para 16 9 9215-6642.