Incorporação evita perda de adubo por causa de incêndios e clima
28-10-2020
Enterrar fertilizante, neste final de safra, é uma medida importante para minimizar queda da produção no próximo ano devido à seca de 2020
Renato Anselmi
A incorporação do adubo nas áreas de cana soca proporciona diversos benefícios para o desenvolvimento da cultura. A aplicação do fertilizante sob a palha, em uma determinada profundidade, cria condições favoráveis para o melhor aproveitamento dos nutrientes, contribuindo de maneira significativa para o aumento da produtividade e da longevidade do canavial.
Entre as vantagens da incorporação do adubo, destaca-se a proteção dos nutrientes em relação às perdas causadas pela volatilização ou devido à queima da palha provocada por incêndios acidentais – ou não. Com o severo período de seca nos últimos meses, diversas usinas e produtores tiveram problemas com perda de fertilizantes por causa do fogo – constata o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. As perdas de nutrientes, em decorrência de incêndios, ocorrem principalmente com os mais voláteis, como o nitrogênio.
Os canaviais das unidades produtoras que enterraram adubo não serão prejudicados. “Quem usou adubadores de discos, cortando a palha e incorporando fertilizante, não teve problemas” – destaca Auro Pardinho. Os que fizeram a aplicação superficial terão que refazer parcialmente a adubação. “É um custo significativo. Outra opção é deixar a cana sem adubar, o que é pior ainda, pois vai cair a produção”, afirma.
A adubação de soqueira neste final de safra, com a incorporação do fertilizante, será importante para melhorar a produção no próximo ano. “Em 2021, a cana terá dificuldades. Sofreu muito com a seca de 2020. Uma adubação bem feita, com a aplicação do adubo no lugar certo vai evitar a queda acentuada da produtividade” – observa.
Outro benefício da incorporação é a possibilidade de uso de fonte nitrogenada com base em ureia, que é mais barata e mais fácil de ser encontrada do que o nitrato de amônio. Quando ocorre a aplicação de adubo sobre a palha, a fonte nitrogenada precisa ser obrigatoriamente nitrato de amônio, que não tem problemas de degradação por causa das condições climáticas. “A incorporação do adubo viabiliza a utilização da ureia, pois não há, neste caso, perda por volatilização”, esclarece Auro Pardinho.
Para que os benefícios da adubação incorporada possam ser usufruídos por usinas e produtores, a DMB disponibiliza os Adubadores de Discos 1250 H e o 2300 A, que cortam a palha e colocam o adubo exatamente onde cresce o sistema radicular da planta. O 2300 A faz a aplicação de fertilizante em três linhas simultaneamente. E o 1250 H aplica o adubo em duas linhas.
Fonte: CanaOnline

