InsectShow 2025 destaca ameaça invisível nas lavouras de cana
30-07-2025
Pesquisadora do IAC alerta sobre os impactos dos nematóides e a importância do manejo integrado para garantir produtividade
Por Andréia Vital
O Grupo IDEA realizou nos dias 23 e 24 de julho, em Ribeirão Preto - SP, mais uma edição do InsectShow – Pragas Estranhas, evento voltado à discussão de pragas emergentes e negligenciadas nas lavouras. Entre os destaques da programação, a pesquisadora Leila Dinardo-Miranda, do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), fez um importante alerta sobre os danos provocados pelos nematóides na cultura da cana-de-açúcar.
"Os nematóides são parasitos que destroem as raízes de diversas culturas, inclusive da cana. Eles causam uma redução de produtividade muito grande, não apenas na cana-planta, mas também nas soqueiras", afirmou Leila durante sua palestra intitulada "Combater nematóides para garantir a saúde das raízes e a produtividade da cana".
Segundo a pesquisadora, o problema tem sido negligenciado nos últimos anos em função da crescente preocupação com pragas como os Sphenophorus levis e a broca-da-cana (Diatraea saccharalis). No entanto, os nematóides continuam causando prejuízos significativos e exigem atenção redobrada dos produtores.
"É fundamental realizar o diagnóstico das áreas, fazer a amostragem na época correta e enviar as amostras para laboratórios especializados, a fim de identificar as populações de nematóides presentes e adotar medidas adequadas de controle", destacou.
Entre as estratégias recomendadas por Leila para o manejo integrado de nematóides, estão a rotação de culturas; o uso de matéria orgânica e a aplicação de nematicidas, tanto químicos quanto biológicos
“Hoje já existem boas opções no mercado, e os produtores devem escolher a mais adequada para suas condições. Mas é importante lembrar que o nematicida, sozinho, não resolve: é preciso um programa de manejo completo, que já é bastante conhecido, embora ainda existam desafios a serem superados”.
Confira:

