Investir no retrofit para aumentar a eficiência da indústria é importante, mas realizar as manutenções elétricas é fundamental
06-12-2021

Se o retrofit - modernização, recuperação, repotencialização de um equipamento ou conjunto ou até a substituição completa por tecnologias de maior eficiência - é importante para a produção eficiente da bioeletricidade nas unidades sucroenergéticas, a manutenção das instalações elétricas é fundamental.

Eberson Muniz, consultor técnico da CPFL Soluções, explica que além de potencializar a vida útil dos equipamentos e possibilitar a melhoria do fornecimento de energia, a ponto de minimizar perdas e riscos no sistema elétrico, a manutenção possibilita maior controle e monitoramento, redução de falhas no desempenho dos equipamentos e máquinas, mais economia, evitando paradas inesperadas da produção, e maior confiabilidade das instalações elétricas.

“E quanto mais as manutenções das instalações elétricas forem planejadas, maiores serão os ganhos e a segurança para o negócio. É importante que as usinas vejam a manutenção como investimento e não mais como simples despesa, pois ela agrega inúmeros benefícios técnicos e financeiros diretos no resultado do negócio”, ressalta o consultor técnico da CPFL Soluções.

Assim, caldeiras, geradores, linhas de transmissão, subestações, redes de distribuição e cabines de medição e distribuição precisam estar em ordem para um pleno funcionamento ao longo de toda a safra. E, diferentemente do retrofit que carece de políticas públicas, pois o investimento é alto, as manutenções são mais acessíveis e devem fazer parte do orçamento anual das empresas.

Eberson observa que as unidades sucroenergéticas precisam enxergar a manutenção como um investimento e não despesa, uma vez que a partir do momento em que existe uma contratação anual ou plurianual com itens específicos, como uma manutenção periódica, a empresa só tem a ganhar e os resultados diretos e mensuráveis. No caso das manutenções elétricas, por exemplo, os equipamentos terão maior vida útil, mais confiabilidade e segurança e aumento da eficiência energética, ou seja, irão gerar mais com menos dispêndio de energia. “O que também reduz a ocorrência de manutenções corretivas e emergenciais, que são um transtorno para qualquer empresa, pois elas param a produção, resultando em profundas perdas financeiras.”

Para saber mais sobre as soluções da CPFL Soluções para o setor sucroenergético, basta clicar: https://cloud.cpflsolucoes-infos.com.br/Entressafra

Para ver a matéria completa clique: http://www.canaonline.com.br/conteudo/para-aumentar-a-eficiencia-energetica-muitas-unidades-sucroenergeticas-precisam-realizar-o-retrofit-do-retrofit.html