Irrigação por gotejamento é a principal tecnologia para mitigação dos impactos causados pelo clima
03-11-2022
No dia 09 de novembro, às 19h, CanaOnline irá realizar a live “Os impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica de safra da cana-de-açúcar”
Leonardo Ruiz
A safra 2011/12 foi bastante parecida com o ciclo passado em termos de condições climáticas. Naquele ano, uma severa estiagem provocada pelo La Niña arrasou canaviais e derrubou drasticamente a produtividade agrícola das áreas. Esse cenário levou usinas e produtores independentes a pesquisar formas de mitigar os impactos negativos causados pelo clima adverso.
A irrigação – antes vista como essencial apenas para a produção de cana no Nordeste brasileiro – despontou como a favorita. No entanto, o início da década de 2010 foi marcada por uma das piores crises da história do setor sucroenergético nacional, e a falta de capital para investimento acabou afastando os possíveis adeptos da tecnologia.
Nos dez anos seguintes, o setor enfrentaria intempéries cada vez mais hostis e frequentes, como geadas, estiagens prolongadas e chuvas más distribuídas, culminando na safra 2021/22, quando o Centro-Sul do país enfrentou o pior déficit hídrico das últimas décadas, com quedas na produção de até 30% em algumas áreas.
Novamente, a irrigação voltou aos holofotes, pois apenas aqueles que haviam investido na tecnologia em anos anteriores conseguiram manter seu volume de produção praticamente “intacto”. “Não podemos ter memória curta e nos enganarmos com uma ou duas safras climaticamente estáveis. Nem passar mais dez anos discutindo se compensa ou não investir em irrigação, porque enquanto fazemos isso, vivemos à mercê do clima”, salienta o consultor associado da Canaplan, Nilceu Piffer Cardozo.
Segundo ele, ao olhar o balanço hídrico das últimas safras, fica claro que, mesmo em anos de boa pluviosidade, a precipitação foi bastante irregular, com chuvas intensas, mas espaçadas. “O clima é certamente um dos fatores principais quando falamos de produtividade agrícola. Por conta disso, a jornada pela recuperação passa obrigatoriamente pela irrigação.”
O consultor ressalta, porém, que irrigar e jogar água no solo são duas coisas diferentes. “Devemos pensar em um sistema de produção irrigado, sabendo o momento ideal da aplicação, a frequência e tamanho das lâminas, como usar os nutrientes da melhor forma, de onde serão obtidos os recursos hídricos necessários e qual modalidade será utilizada.”
Atualmente, o setor sucroenergético nacional conta com diversas modalidades de irrigação: pivô central, pivô linear, pivô rebocável, carretel irrigador e gotejamento. Dentre elas, o gotejamento se mostra como a mais eficiente, pois alia baixo volume a alta frequência, entregando as quantidades ideais de recursos hídricos de acordo com as fases de cada cultivo, no momento certo e diretamente na raiz das plantas, maximizando o rendimento, a economia e a sustentabilidade ambiental.
Um dos principais benefícios do gotejamento é o aumento expressivo de produtividade, seguido pela diluição dos custos de plantio, em função do aumento de longevidade dos canaviais; estabilidade na produção; maior eficiência no uso da água; elevação da cogeração de energia; maior geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) e diminuição dos gastos com CTT (Corte, Transbordo e Transporte).
Visando elucidar e debater a fundo esse tema, a CanaOnline irá realizar na próxima quarta-feira (09) a live “Os impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica de safra da cana-de-açúcar”. O evento será transmitido ao vivo em nossos canais digitais (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:
* Nilceu Piffer Cardozo – Consultor Associado da Canaplan;
* Cássio Manin Paggiaro – Diretor Agrícola da Usina Santa Adélia;
* Representante da Netafim, empresa líder mundial em soluções para irrigação;
Serviço
Live “Os impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica de safra da cana-de-açúcar”
Realização: CanaOnline
Data e horário: Quarta-feira (09/11), das 19h às 20h30
Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn).

