Irrigação por gotejamento é a tecnologia que mais permite uma aproximação do real potencial produtivo da cana-de-açúcar
04-11-2022
No dia 09 de novembro, às 19h, CanaOnline irá realizar a live “Os impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica de safra da cana-de-açúcar”
Leonardo Ruiz
“Aqueles que mais quebraram proporcionalmente no ano passado foram os que mais produziram em 2020.” A afirmação do Consultor Associado da Canaplan, Nilceu Piffer Cardozo, reforça a tese de que a limitação de água é o principal detrator de produtividade agrícola da cultura canavieira.
De fato, o que podemos constatar com base em 2021/22 é que o clima tem desempenhado um papel fundamental na dinâmica das safras recentes de cana-de-açúcar no Brasil. Ano passado, por exemplo, a pior seca dos últimos 90 anos levou a quebras de até 30% na produção, com reflexos no ciclo atual, chamado por muitos de “safra da reconstrução”.
Na visão do consultor, não podemos mais viver à mercê do clima, um dos maiores responsáveis por manter estagnadas as médias de produtividade agrícola na casa das 70 Toneladas de Cana por Hectare (TCH). “Estamos muito aquém do real potencial biológico da cana-de-açúcar. É claro que atingir esse pico é uma tarefa quase impossível. No entanto, a irrigação - especialmente a modalidade de gotejamento - é a tecnologia que mais nos permite uma aproximação desse número, especialmente por mitigar os efeitos adversos do clima.”
Ele explica que, no Nordeste, onde a falta de água é praticamente certa, a irrigação já é uma ferramenta consolidada. Já no Centro-Sul, onde a estiagem é mais sazonal, o assunto segue irresoluto. Um dos motivos seria a memória curta dos profissionais da região. “Não podemos nos enganar com uma ou duas safras de clima ameno e passar mais dez anos discutindo se devemos investir em irrigação ou não”, analisa Cardozo.
Segundo o profissional, o balanço hídrico que tem se desenhado nos últimos anos é bastante desfavorável, pois mesmo anos de boa pluviosidade levam a perdas agrícolas em função da má distribuição das chuvas. “O caminho para mitigação desses impactos e recuperação da produtividade agrícola passa, obrigatoriamente, pelo uso da irrigação tecnificada, cabendo a cada produtor ou usina optar pela modalidade mais adequada a sua realidade.”
Atualmente, o setor sucroenergético nacional conta com diversas modalidades de irrigação: pivô central, pivô linear, pivô rebocável, carretel irrigador e gotejamento. No entanto, o gotejamento desponta como a mais eficiente, pois alia baixo volume a alta frequência, entregando as quantidades ideais de recursos hídricos de acordo com as fases de cada cultivo, no momento certo e diretamente na raiz das plantas, maximizando a produtividade e longevidade dos canaviais, o rendimento e a economia da operação e a sustentabilidade ambiental do negócio.
Visando elucidar e debater a fundo esse tema, a CanaOnline irá realizar na próxima quarta-feira (09) a live “Os impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica de safra da cana-de-açúcar”. O evento será transmitido ao vivo em nossos canais digitais (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:
* Nilceu Piffer Cardozo – Consultor Associado da Canaplan;
* Cássio Manin Paggiaro – Diretor Agrícola da Usina Santa Adélia;
* Pericles Pelisser – Representante Técnico de Vendas da Netafim;
Serviço
Live “Os impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica de safra da cana-de-açúcar”
Realização: CanaOnline
Data e horário: Quarta-feira (09/11), das 19h às 20h30
Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline. Para acompanhar, basta clicar em um destes links:
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=jSbWMpbjd6s
Facebook: https://www.facebook.com/events/490403006377834
LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6993948258536468480/

