Irrigação por gotejamento eleva produtividade de canavial alagoano de quarto corte para 150 tch
15-09-2021

Em comparação, área irrigada por aspersão entrega máximas de 85 TCH. No dia 15 de setembro, às 19h, o produtor Leonardo Beltrão participará da live “O olho do dono engorda o canavial”

Leonardo Ruiz

Após uma severa estiagem que castigou seus canaviais em 2017, o produtor rural Leonardo Beltrão, de Coruripe/AL, iniciou uma série de estudos buscando verificar a viabilidade de implantar um sistema de irrigação por gotejamento em sua propriedade. “Peguei como modelo o projeto instalado na usina Coruripe, para qual forneço matéria-prima. Na época, ela tinha milhares de hectares cobertos e com resultados muito significativos.”

Hoje, três anos depois, a tecnologia está mais do que validada. A área coberta de 30 hectares entregou na safra passada uma produtividade de 150 toneladas de cana por hectare (TCH). Em comparação, os canaviais irrigados por aspersão da propriedade entregam máximas de 85 TCH. “Meu objetivo é estender esse projeto para 100% da minha área - 300 ha - num futuro próximo.”

Segundo o produtor, a irrigação por gotejamento não proporciona apenas elevação de produtividade agrícola e maior retorno sobre investimento (ROI), mas também grande economia de água (sem evaporação, escoamento ou desperdícios), irrigação uniforme (independentemente do tipo de solo e relevo), economia de energia (gotejamento opera com baixa pressão) e menor dependência do clima (maior estabilidade e menores riscos) e de mão de obra.

“Sem falar que posso utilizar os equipamentos de injeção do sistema de irrigação por gotejamento para aplicar adubos e defensivos. Com isso, faço um uso mais eficiente desses produtos, pois não há perigo de lixiviação.”

A tecnologia de irrigação por gotejamento na propriedade de Leonardo Beltrão é da Netafim, pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. A empresa explica que o gotejamento é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes às plantas, porque entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz. Isso possibilita economizar recursos e alcançar máximo rendimento com a cultura.

No dia 15 de setembro, às 19h, o produtor rural participará da live “O olho do dono engorda a lavoura”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Alexandre Landim Garcia – Pecuarista e produtor de cana, milho e soja em Angélica/MS. É também presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar do Estado de Mato Grosso do Sul (SULCANAS);

* Vinícius Cansanção - Produtor rural na Fazenda Riacho do Meio, em Teotônio Vilela/AL

* Daine Frangiosi – Produtor Rural e diretor-presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido-MG (Canacampo)

Hugo Cagno – Diretor-Executivo do Grupo Humus e da Usina Vertente

* Leonardo Beltrão - Produtor rural na Fazenda Chapéu de Couro, Coruripe/AL

Serviço

Live “O olho do dono engorda a lavoura”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (15/09), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2472346509575502/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6841735893175410688/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wnsrNc_cKaw