Irrigação por gotejo possibilita o controle da broca-gigante na Usina Japungu
17-10-2025

A broca-gigante (Telchin licus) é apontada como a principal praga dos canaviais nordestinos, seus danos acarretam prejuízos de 20% a 60% da produção.

OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA BROCA-GIGANTE SÃO:

  • galerias verticais;
  • destruição completa do colmo por causa do tamanho;
  • redução do poder germinativo;
  • coração morto;
  • podridões.

Outro ponto negativo é que essa praga tem difícil controle em decorrência de sua capacidade de atacar os rizomas e o solo, mesmo após o corte da planta, e por se desenvolver em locais de difícil acesso nas plantas.

A Japungu Agroindustrial, na Paraíba, encontrou uma aliada no controle da broca-gigante: a irrigação por gotejo. Wagner Moura, coordenador de Irrigação, salienta que esse sistema de irrigação não leva só água na raiz da cana, mas nutrientes e defensivos.

Um exemplo do uso de defensivo é o controle de broca-gigante. É diluído no sistema o inseticida Altacor, que, por meio da irrigação por gotejo, chega no local exato onde está a praga, na raiz da cana. “O resultado nos agrada muito, pois o controle é super eficiente, a molécula ativa atinge a broca-gigante logo no começo da infestação”, diz Wagner.

Os inseticidas, outros defensivos e nutrientes são adicionados à água na casa de bomba. É também nessa estação que acontece o tratamento da água que será utilizada na irrigação, que precisa ter qualidade. Além do reaproveitamento da água, que passa por filtragem e é recolocada no sistema. Promovendo descarte de água zero.

Confira as informações: