Irrigar cana pelo sistema de gotejamento compensa?
22-09-2021

Comparação de Leonardo de produtividade em cada sistema de irrigação
Comparação de Leonardo de produtividade em cada sistema de irrigação

Produtor Leonardo Beltrão já obtém bons números com o gotejamento em cana e quer mais, seu objetivo é chegar a canaviais com 15 cortes e com 100 toneladas de cana por hectare

Enquanto a região Centro-Sul do Brasil atravessa a considerada pior seca dos últimos 90 anos, o setor canavieiro nordestino comemora uma boa temporada de chuvas. Mas não é sempre assim, pelo contrário, o Nordeste apresenta um ciclo de chuva muito concentrado em poucos meses e longo período de estiagem.

Com isso aprendeu que, para produzir cana, precisa de irrigação. O setor nordestino foi depurando os melhores métodos de irrigar a cana e chegou ao gotejamento. É o caso do produtor rural Leonardo Beltrão, de Coruripe/AL, que há três anos iniciou uma série de estudos buscando verificar a viabilidade de implantar um sistema de irrigação por gotejamento em sua propriedade.

Iniciou em uma área de 30 hectares, que entregou na safra passada uma produtividade de 150 toneladas de cana por hectare (TCH). Em comparação, os canaviais irrigados por aspersão da propriedade entregam máximas de 85 TCH. “Meu objetivo é estender esse projeto para 100% da minha área - 300 ha - num futuro próximo.”

Leonardo mostra a realidade do canavial nordestino em área de sequeiro

Leonardo participou da live “O olho do dono engorda o canavial”, realizada pela CanaOnline em 15 de setembro, salientou que a irrigação por gotejamento não proporciona apenas elevação de produtividade agrícola e maior retorno sobre investimento (ROI), mas também grande economia de água (sem evaporação, escoamento ou desperdícios), irrigação uniforme (independentemente do tipo de solo e relevo), economia de energia (gotejamento opera com baixa pressão) e menor dependência do clima (maior estabilidade e menores riscos) e de mão de obra.

Leonardo e a cana irrigada por gotejamento: folhas verdes na planta inteira

“Sem falar que posso utilizar os equipamentos de injeção do sistema de irrigação por gotejamento para aplicar adubos e defensivos. Com isso, faço um uso mais eficiente desses produtos, pois não há perigo de lixiviação.” O objetivo de Leonardo é obter canaviais com 15 cortes e com 100 toneladas de cana por hectare.

Confira a gravação da live e saiba mais sobre os resultados obtidos por Leonardo com o uso da irrigação em cana por gotejamento e as sugestões que ele dá:

https://www.youtube.com/watch?v=wnsrNc_cKaw&t=408s