Ismael Perina Júnior, o “pai” da dobradinha Meiosi-MPB
28-08-2024

Um dos sonhos de Ismael era compartilhar de forma mais ampla com o setor seu conhecimento sobre produzir mais e melhor, para que a cultura canavieira seja cada vez mais sustentável

Ao longo desse capítulo, destacamos a prática da agricultura regenerativa e seus critérios como redução do revolvimento do solo, manutenção da cobertura do solo, investimento na biodiversidade e integração dos animais à lavoura. A agricultura regenerativa é um modelo de gestão de terras agrícolas que visa criar sistemas de cultivo mais sustentáveis e resilientes, bem como melhorar e revitalizar ecossistemas. 

Essa abordagem foi desenvolvida pelo americano Robert Rodale no início da década de 1980, que resgatou e melhorou os princípios da agricultura orgânica utilizados na década de 1940. Em 2023, o modelo da agricultura regenerativa foi abordado na reunião do Fórum Econômico Mundial. Destacou-se que beneficia tanto o ambiente quanto o produtor rural. Uma vez que, suas práticas são consideradas essenciais para o futuro do agronegócio e para o combate às mudanças climáticas. A partir daí, esse modelo de produção agrícola tem ganhado muito mais relevância.

 Porém, muito antes de virar moda, a agricultura regenerativa era empregada em muitos canaviais. Um deles fica na fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal–SP, de propriedade da família Perina. Em 1980, Ismael Perina Júnior, formado em agronomia, assumiu a gestão da fazenda, que conta com 670 hectares, sendo 600 dedicados à lavoura canavieira.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO LIVRO ‘CANA DE TUDO; DO AÇÚCAR AO INFINITO’ – BAIXE GRÁTIS A VERSÃO DIGITAL - Baixe grátis a versão digital:

https://canaonline.com.br/conteudo/cana-de-tudo-do-acucar-ao-infinito.html