Janine De Nes, CFO da Reed ExhAlcantara Machado, no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
06-03-2019

Apesar dos avanços, existem ainda dificuldades para muitas mulheres conciliarem trabalho e vida pessoal, observa a Chief Financial Officer
A presença feminina no mercado de trabalho do setor sucroenergético está passando por diversas mudanças. E isto ocorre de maneira relativamente rápida se for considerado o que aconteceu nos últimos vinte anos em comparação à situação predominante em períodos anteriores, visivelmente influenciados pela cultura machista proveniente do tempo do engenho. Esse processo de mudança é reconhecidamente lento, no entanto, se for levado em conta que existem ainda dificuldades para muitas mulheres conciliarem trabalho e vida pessoal.
Quem faz essa avaliação é Janine De Nes, CFO (Chief Financial Officer) da Reed ExhibitionsAlcantara Machado, que participará, como debatedora, do painel“Mulheres na Gestão” no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino. O evento será realizado em 21 de março no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto, SP.
A própria Janine vivenciou e presenciou há 20 anos, no início da sua carreira, a necessidade de superação de alguns desafios. “No início da minha trajetória não tinha em quem me espelhar. Era muito mais difícil”, diz. Havia pressão, naquela época, para que o profissional deixasse de lado a sua vida pessoal para ser bem-sucedido na carreira.
Existe atualmente um processo de mudança em relação à compatibilização entre vida pessoal e profissional, o que inclui a preocupação com a educação dos filhos. “Hoje temos em quem nos espelhar”, constata. Muitas mulheres têm histórias inspiradoras e de sucesso e tornam-se exemplos para outras profissionais.
De maneira geral, outros fatores devem ser considerados – observa –, como o aumento do número de creches e a maior participação do homem na educação dos filhos. A geração mais nova do homem tem demonstrado maior comprometimento com a educação dos filhos e com o dia a dia da casa.Mas, há ainda muito o que ser feito. Essa transformação passa por um processo de educaçãona sociedade – avalia.
As mudanças também estão ocorrendo no setor sucroenergético. “Era um mercado bem machista”, ressalta. Mas, está ocorrendo uma ampliação da participação feminina. Muito conteúdo é ministrado por mulheres em palestras realizadas naFenasucro&Agrocana, que é inclusive um evento organizado pela Reed – exemplifica.
A situação hoje é bem diferente em relação a vinte anos atrás, quando ela começou a sua carreira profissional. A dedicação, a experiência e a capacitação profissional estão sendo determinantes, em diversos casos, para a ampliação da presença feminina no mercado de trabalho, inclusive em cargos de liderança.
Formada em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Contabilidade na Universidade Paulista(UNIP), ela fez MBA na área financeira na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em sua atividade como CFO na Reed ExhibitionsAlcantara Machado, onde trabalha há oito meses, Janine De Nes tem várias atribuições e cuida de projetos importantes. Uma das responsabilidades da CFO é fazer a avaliação de planos de negócio, levando em conta a viabilidade financeira de eventos organizados pela Reed ExhibitionsAlcantara Machado. “É o começo de tudo”, diz.
A precificação dos eventos, a gestão das áreas de conta a pagar e de contas a receber, a definição de estratégias para financiamento dos eventos e a melhor maneira de obter recursos estão entre as atividades da área financeira liderada por Janine De Nes.
A CFO também coordena três projetos que integram um conjunto de medidas adotadas pela Reed visando elevar o seu patamar de excelência na realização de seus serviços e no atendimento de seus clientes. Uma das iniciativas é um projeto de compliance, que inclui a melhoria dos procedimentos adotados em diversas áreas, a partir de auditorias interna e externa. Entre os diversos itens, está a segurança dos locais do evento, que exigem a observação e o cumprimento de regras, levando-se em conta um detalhado checklist. “Nesse caso, os objetivos são não correr riscos, agir de acordo com as leis e tornar-se mais eficiente”, resume.
Janine De Nes lidera também a área de pessoas do projeto “Transforma Reed”, que tem a finalidade de construir até 2021 a empresa almejada por todos os públicos envolvidos em suas atividades. Segundo ela, o propósito é dar voz aos funcionários. Outros diretores lideram áreas do projeto ligadas a clientes e sociedade. O objetivo é dotar a empresa, que terá o dobro de tamanho até 2021, de ferramentas de trabalho e infraestrutura adequadas para atender as suas demandas. Atualmente, a Reed conta com mais de 200 funcionários bem engajados na sua atividade profissional – afirma.
O processo de automatização do pós-venda também está sendo coordenado pela CFO. “Vai ser importante para elevar a eficiência do fluxo de caixa”, comenta.
Janine De Nes começou a sua trajetória profissional em 1998, atuando durante 11 anos na Deloitte em São Paulo. Nesse período, esteve durante um ano e meio em San Jose, Califórnia, desenvolvendo um trabalho de auditoria contábil em uma empresa do Vale do Silício que atua na área de tecnologia. “A gente evolui em uma situação desafiadora. Aprendi muito coisa nessa experiência, inclusive como eles se comunicam. Ter trabalhado nos Estados Unidos impulsionou muito a minha carreira”, enfatiza.
Trabalhou também na Buscapé Company durante três anos exercendo os cargos de controller e diretora financeira. Foi ainda CFO na Groupon durante três anos e na Eventim por mais de dois anos.
A executiva da Reeddiz que costuma “abraçar” as oportunidades que surgem em seu caminho, como palestras, treinamentos, intercâmbios voltados à ampliação do conhecimento e troca de informações. “Procuro sempre estar com as pessoas, almoçando – quando possível – com integrantes da equipe”, afirma.
De acordo com ela, estão acontecendo diversas mudanças na gestão da empresa nos últimos dois anos, que têm o objetivo de implantar uma metodologia mais ágil, levando em consideração, principalmente, que as pessoas estão no centro da organização. “A ideia é sempre ouvir e valorizar as pessoas. Estou muito feliz em participar do debate e da implantação desse processo de gestão”, revela.
Com sólida experiência em administração, Janinedebaterá no VIII EncontroCana Substantivo Feminino temas importantes, como “os caminhos para as mulheres alcançarem cargos de gestão, ações e projetos que contribuem para a ascensão feminina, como é a gestão feminina e o que elas sugerem para a obtenção da gestão eficiente”.
Segundo ela, os temas do evento demonstram que as mulheres podem ajudar cada vez mais na economia e na transformação do país. As trajetórias, que serão relatadas durante a programação do Encontro Cana Substantivo Feminino,deixam claro também que é possível conciliar vida pessoa e profissional.
Com dois filhos, Janine prioriza a convivência com a família em suas horas e dias de folga, principalmente nos finais de semana. Procura, por exemplo, tomar café da manhã, almoçar e ir ao cinema com os familiares. Está sempre preocupada também em estudar com os filhos – detalha.
INSCRIÇÃO GRÁTIS - DOAÇÃO VOLUNTÁRIA:
Para se inscrever basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br
E informar nome, empresa, função e fone. Vagas limitadas.
Como a inscrição é grátis e dá direito aos debates, test-drive com máquinas agrícolas, café de boas-vindas, brunch, coquetel de confraternização e sacola oficial do evento recheada de mimos, que tal fazer uma boa ação? Doar R$ 50,00 que serão destinados integralmente ao Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) www.hcancerbarretos.com.br – e a Acesa Capuava - www.acesacapuava.com.br - Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – que atende pessoas com autismo.
Quem puder doar, basta complementar as informações do e-mail com nome completo, endereço completo e CPF, que encaminharemos um boleto.
Serviço
VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
Data: 21 de março de 2019
Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP
Contato: (16) 3627-4502 | (16) 3446-6877
Dúvidas e inscrições: luciana@canaonline.com.br
Mais informações: https://www.facebook.com/cana.substantivo.feminino
Fonte: Cana Substantivo Feminino