Japungu desenvolve pesquisas para variedades de cana responsivas à irrigação por gotejo
23-10-2025
Variedades de cana que respondam positivamente à irrigação por gotejamento são essenciais para a obtenção de canaviais com alto desempenho por muitos cortes. Alexandre Guerra, gerente de Irrigação da Japungu Agroindustrial, localizada em Santa Rita, Paraíba, observa que a empresa concentra esforço para o desenvolvimento de variedades que se adaptem ao sistema de gotejo, principalmente em ser responsiva à irrigação. Por isso, tem parceria com a Nufarm, CTC e Ridesa e há quatro anos todos os experimentos de variedades são feitos nos projetos de gotejamento.
“Temos hoje como padrão a RB92579, que é uma cana aqui para a nossa região. Do início ao final da safra, ela tem uma excelente resposta. Precisamos descobrir novos clones, novas variedades que sejam tão boas ou até superiores a ela. Trabalhamos com todos esses segmentos, implantando campos experimentais na área do gotejo, para saber quais respondem melhor, as mais eretas, as que tombam, quem tem mais açúcar por hectare, quem resiste ao pisoteio, susceptibilidade à doença, à praga. Tudo é avaliado. As características são observadas durante todo o ciclo”, salienta Alexandre.
Um dos campos experimentais instalados na Japungu é com material desenvolvido pela Nufarm. Alexandre conta que, no ano passado, colheram esse campo experimental da Nufarm, e teve variedades que se destacaram, com aproximadamente 200 toneladas de cana por hectare. “A Vertix 12 foi uma dessas variedades, mas tiveram algumas novas variedades da Nufarm que apresentaram melhor desempenho. Vamos ampliar a área de experimento com eles.”
Veja mais detalhes no vídeo:

