João Lyra será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
12-06-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
Por Luciana Paiva
João Lyra é mais um dos personagens icônicos do setor bioenergético. Pernambucano, já tinha a cana no sangue, seu pai Salvador Lyra, fundou a Usina Serra Grande. E em 1951, foi a vez de João fundar a Usina Laginha e dar início ao Grupo João Lyra. Chegou a ter cinco unidades bioenergéticas: Laginha, Guaxuma e Uruba, no estado de Alagoas. E, duas na região do Triângulo Mineiro (MG), Usina Trialcool e a Usina Vale do Paranaíba, essa última inaugurada no ano 2000, sendo essa uma das mais modernas do país na época.
Na primeira década dos anos 2000, eu visitei as três unidades do Grupo João Lyra em Alagoas (Uruba, Laginha e Guaxuma). Eram tempos áureos, quando a Guaxuma era conhecida com a usina mais moderna do Nordeste e quando se tornou a primeira unidade sucroenergética do mundo a conquistar a ISO 14000 – na área ambiental.
O Grupo João Lyra chegou a ter 17 mil funcionários só nas unidades em Alagoas e 26 mil ao todo. E, 2012, o Dr. João, como era chamado, fez renascer das águas a Usina Laginha, que em 2010 foi destruída por uma grande enchente.
João Lyra será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.
No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.

