João Pessoa sedia encontro do Circuito Campo Futuro para debater custos e rentabilidade da cana-de-açúcar
11-08-2025

CNA reúne especialistas e produtores no dia 14 de agosto para discutir custos, mercado de fertilizantes e perspectivas da cultura no Brasil e no cenário global
João Pessoa - PB será palco no dia 14 de agosto de mais uma edição do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A iniciativa tem como objetivo apresentar e debater os custos de produção da cana-de-açúcar na região Nordeste, oferecendo aos produtores informações estratégicas para aumentar a eficiência e a rentabilidade do setor.
O encontro, que acontece das 13h30 às 16h15, é organizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB) e a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da CNA: cnabrasil.org.br/campofuturo2025.
A programação inclui palestras técnicas sobre custos e rentabilidade da safra de cana-de-açúcar, estratégias de compra de insumos, perspectivas de preços de fertilizantes e um panorama atualizado do cenário da cana no Brasil e no mundo.
Entre os convidados estão Raphael Delloiagono, analista de mercado do Pecege, e os consultores em gerenciamento de risco da StoneX, Renato Françoso e João Moura. Eles trarão análises de mercado, projeções e orientações práticas para os produtores, com base nos dados levantados em diferentes regiões do país.
Somente em 2025, o Projeto Campo Futuro já realizou 15 painéis de custos de produção de cana-de-açúcar em nove estados brasileiros. No Nordeste, os levantamentos ocorreram em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, revelando importantes tendências para o setor.
Os dados mostram que fertilizantes foram o item de maior peso na etapa de manejo das soqueiras, representando cerca de 75% do desembolso direto dos produtores. Esse impacto reforça a necessidade de decisões estratégicas na compra desses insumos.