Joel Soares, da Jalles, está no livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
12-07-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
Em setembro de 2023, a Jalles inaugurou sua primeira planta de biogás a partir da vinhaça. O projeto – firmado em parceria com a empresa francesa Albioma – é a primeira do Estado de Goiás e um dos maiores do Brasil. Com investimentos na ordem de R$ 30 milhões, a unidade deve operar com capacidade de geração de 22GWh de energia, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de, aproximadamente, 30 mil habitantes por ano.
O projeto vai ao encontro ao novo momento vivido pela empresa, que em 2022 abandonou o nome Jalles Machado para se tornar apenas “Jalles”. Com essa mudança, a companhia busca se conectar ainda mais com a terra e as pessoas, criando um futuro mais positivo e próspero para todos.
Nascido “dentro” de uma usina do interior de Alagoas, Joel Soares se diz um apaixonado pelo setor. Atual diretor de operações da Jalles, o profissional contou, durante sua participação na live: “Dos Engenhos aos Bioparques de Energia”, que acompanhou de perto a transformação do segmento. “Estou no segmento há mais de 30 anos e percebo que as usinas com baixa eficiência industrial, pouca produtividade e tecnologias ineficientes já não existem mais. São verdadeiros parques de energia limpa, altamente tecnológicos, e onde praticamente tudo é aproveitado.”
Há 13 anos na Jalles, Soares auxiliou no processo de diversificação do portfólio da empresa, que inclui bioenergia, biocombustíveis, açúcar, levedura, itens de limpeza e créditos verdes. “Estamos em constante busca por novas tecnologias com potencial para verticalizar cada vez nossos parques. Uma das alternativas em estudo é o etanol de milho, cujo custo de produção pode ser mais atrativo na comparação com o convencional.”
Joel é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro. O livro que tem versão impressa e digital terá seu primeiro lançamento em agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.

