José Paulo Stupiello está no livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
18-06-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
A cana-de-açúcar provoca paixões. E isso talvez explique o fato de o setor bioenergético contar com mestres inspirados e empolgados na missão de propagar a cultura canavieira e formas de conduzi-la no sentido da perfeição.
Um desses mestres é José Paulo Stupiello. Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq, com Doutorado em Tecnologia do Açúcar e do Álcool pela USP. Zé Paulo, como é chamado, foi professor na área de Tecnologia do Açúcar e do Álcool na Esalq e Orientador no curso de Pós-graduação na Esalq. Ajudou a criar uma seleção de craques do mundo da cana.
Formou-se 1961 e em 1962 assumiu a função de assistente técnico da Divisão de Assistência Técnica Especializada (Date) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Sua segunda atividade, em 1963, foi como professor do Departamento de Tecnologia do Açúcar e do Álcool na Esalq, onde lecionou por 32 anos. Foi seu primeiro contato direto com a atividade bioenergética, que não abandonou até hoje. Com 89 anos, Zé Paulo tem muitos planos para realizar pelos canaviais do Brasil e do mundo.
Pois, tornou-se referência mundial no tema agroindústria canavieira. Em 1963 participou da fundação da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab). O objetivo principal da entidade é o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil e do exterior. Em 1990, eleito presidente da entidade, função que exerce até hoje.
José Paulo será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.
No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.

