Laura, “da Spinagro”, será debatedora no 12º Encontro Cana Substantivo Feminino
23-01-2024
Ela participará do painel: Mulheres Empreendedoras. O Encontro será em 21 de março no Centro de Convenções Cana, do IAC, em Ribeirão Preto, SP
Durante a sua graduação em Engenharia Agronômica, Laura Testa Moura Montans Vicentini, diretora técnica da Spinagro, iniciou um experimento que viria a ser o seu TCC: liberações múltiplas de cotesia em cana-de-açúcar para o controle da broca-da-cana em uma unidade bioenergética na região de Jaboticabal, SP.
Desde então, já são 17 anos de encanto com a cultura da cana-de-açúcar. Atuou em duas unidades bioenergéticas e foi aí que, junto com o seu noivo Rodrigo Spina, começou a tirar do papel o sonho de ter uma empresa de disponibilização de novas variedades de cana. Assim, em 2017, nascia a Spinagro.
Desde o final de 2020, Laura se dedica exclusivamente à empresa, ao lado do agora marido Rodrigo. Parceria que já deu alguns frutos como a Spinalcool, que processa os canaviais excedentes e os toletes não utilizados na produção de mudas pré-brotadas de cana na Spinagro, gerando assim um novo produto, a cachaça SôZé.
Juntas, a Spinagro e a Spinalcool produzem MPBs de novas variedades de cana, a primeira cachaça sustentável do mundo, energia (bagaço da produção gerando caloria para processo de produção), vinhaça e composto orgânico para nutrição de seus campos, e etanol para uso em sua frota, sem falar na certificação Bonsucro.
“Orgulhosamente me dedico hoje a toda essa cadeia produtiva ocorrendo dentro da lavoura de cana, numa pequena propriedade em Batatais, interior de São Paulo, numa economia circular, orgânica e sustentável”, salienta.
Das cinco frentes de trabalho da Spinagro, três são lideradas por mulheres. Laura vê a participação e presença da mulher no setor com alegria, tanto em cargos importantes e de decisão quanto em trabalhos como tratoristas, operadoras de colhedora e roguistas, ambientes antes vistos quase exclusivamente como masculinos. Ela credita o apoio de gestores na contratação de mulheres para os cargos, mas muito também aos responsáveis de RH que conseguem treinar, manter ativas e motivadas as mulheres que já provaram que fazem muito bem-feito os trabalhos antes dominados por homens.
Laura será debatedora no painel no 12º Encontro Cana Substantivo Feminino, participará do painel: Mulheres Empreendedoras.
SERVIÇO: 12º ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO
Quando: 21 de março de 2024 – das 8h00 às 18h00
Onde: Centro de Convenções Cana do IAC em Ribeirão Preto, SP
INSCRIÇÕES SERÃO ABERTAS EM FEVEREIRO
Confira vídeo resumo da 11ª Edição do Cana Substantivo Feminino:

