Lucille Felipe Papotti, produtora rural, será debatedora no 14º Cana Substantivo Feminino
23-01-2026

O Encontro acontece em 26 de março de 2026. Breve divulgaremos a programação completa e o link de credenciamento

Formada em direito e funcionária pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, Lucille Felipe Papotti assumiu a gestão da fazenda da família, localizada em Bariri, no interior paulista, após seu pai se aposentar da atividade.

Era um novo desafio para Lucille, já na casa dos 50 anos. Não teve dúvidas de que a solução era estudar sobre o cultivo de cana-de-açúcar. “Meu pai e um funcionário bastante antigo da propriedade me ensinaram tudo o que sabiam sobre a cultura. Mas eles são de outra época, utilizando técnicas defasadas de produção. Por conta disso, eu participava de todos os eventos possíveis, de dias de campo e workshops a seminários técnicos.”

Aplicou o que aprendeu e em menos de dez anos levou a propriedade a uma nova era produtiva. Com técnicas modernas de produção, os canaviais saíram de uma produtividade agrícola estagnada na casa de 80 ton/ha para 102 ton/ha na média dos seis primeiros cortes. “Quando comecei a participar dos eventos, ouvia os especialistas falando que um canavial sustentável era de três dígitos. Eu decidi que queria um desses para mim.”

Adubação em taxa variável, uso de piloto automático, GPS e técnicas de agricultura regenerativa estão entre as tecnologias implantadas por Lucille e que foram preponderantes por dar um “up” em suas áreas. “Quando assumi a gestão, percebi que a propriedade estava aquém de seu potencial. Com o tempo, fui transformando as operações, e hoje estou muito orgulhosa com o que construí.”

Lucille será debatedora do 14º Cana Substantivo Feminino no painel:

Elas Produzem com Excelência

A atuação diferenciada de mulheres do campo à indústria, contribuindo para a sustentabilidade da atividade