Luiz Nitsch está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
10-07-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

O especialista em motomecanização e diretor técnico do Grupo Empresarial EQM, Luiz Nitsch, em sua participação na live: “A Evolução da Mecanização dos Canaviais” - realizada pela CanaOnline para captação de conteúdo do livro: “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito” -, resgatou um pouco da história da mecanização dos canaviais no Brasil, contou que a primeira colhedora canavieira que entrou no país foi a Massey Ferguson 101.

“Os primeiros testes foram realizados na Usina São Martinho, de Pradópolis, SP. Obviamente, não eram máquinas tão sofisticadas como as de hoje. Pelo contrário, eram bastante rústicas. Para se ter uma ideia, os comandos eram todos a cabos, semelhantes as alavancas das estações de trem.”

“Como eram máquinas de difícil operação e as técnicas de preparo de solo e sistematização não eram adequadas, a colheita mecanizada acabou não se consolidando. Tanto, que a própria Massey Ferguson abandonou o segmento de colhedoras, que posteriormente continuou nas mãos de outras empresas, como Dedini, Brastoft, Santal, Case IH e John Deere, mas sempre de maneira contida”, relatou.

Nitsch é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro. O livro que tem versão impressa e digital terá seu primeiro lançamento em  agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.